O mercado de games independentes para PC é incrível, e o braço de games independentes para os videogames antigos é fenomenal. Os lançamentos não param, as novidades brotam diariamente na Internet e a gente, fã, só temos a agradecer.
Hoje vamos te apresentar Roniu’s Tale, um puzzle divertidíssimo que está chegando para o Nintedinho pela Kunjee Studio.
A história de Roniu’s Tale fala sobre um menino que está insatisfeito com a sua vida, frustrado com o rumo das coisas, sem conseguir entrar para a escola de magos da sua cidade ele se considera não merecedor das coisas… Um dia a noite, sentado na praça da cidade ele percebe uma luz estranha vindo de trás do muro que divide a cidade da floresta.
Roniu curioso vai conferir de onde vem a luz e ao tentar pular o muro ele cai, só que ao cair ele acaba entrando na luz misteriosa e quando menos espera, cai em uma dungeon, que só depois descobre se tratar de uma dungeon mágica.
Lá ele conhece uma fantasminha chamada Ousia, ela explica que também caiu na dungeon a muito tempo atrás mas que morreu tentando sair de lá (boa notícia pra Roniu) e que desde então seu único desejo é sair dali.
Ousia também explica que descobriu que para conseguir sair da dungeon, eles precisam coletar todas as Orbs espalhadas pelas telas para que então a dungeon mágica possa conceder um desejo a aquele que conseguir esta grande proeza. Roniu então decide, precisa coletar todas as Orbs, ajudar a fantasminha e sair da dungeon.
A mecânica do jogo é bem simples, mas igualmente desafiadora com o passar dos levels, ao andar de um piso para o outro o piso anterior quebra e o jogador não pode mais voltar por onde veio, além disso Roniu começa com três bolas de fogo para usar em situações como, atirar em inimigos e quebrar paredes.
Com o passar dos levels Ousia ensina a Roniu novos poderes:
- Poder de Levitar que faz com que Roniu possa sobrevoar um buraco ou pisos sem quebrá-los;
- Poder do fantasma que faz com que Roniu se transforme em um fantasma e assim possa atravessar uma parede;
- Poder de criar pisos que como o próprio nome diz, faz com que Roniu possa criar um piso ao seu redor.
O game tem 48 levels com 3 chefões, usa sistema de password e possui várias músicas originais inclusive cada um dos 9 mundos tem uma música tema própria e vários inimigos.
No Kickstarter do jogo, os apoiadores puderam comprar uma edição limitada de colecionador onde junto com o game que vem em um cartucho diferenciado, com design diferente dos tradicionais cartuchos de NES, tem um LP com as músicas, um livro de arte, Stickers e também um mangá contando de forma mais detalhada a história do jogo.
ENTREVISTA
Trocamos uma ideia com o produto do game, Rafael Valle Barradas, em uma entrevista cheia de detalhes, dá só uma conferida.
1 – Como e quando surgiu a ideia de fazer um jogo novo pra Nintendinho?
R: Originalmente, Roniu’s Tale seria para mobile, celular com tela de toque, tive a ideia do game em 2009 e em 2011, Valdir (programador) e eu tentamos desenvolver o jogo para Android, mas devido a fatores como, trabalho e falta de tempo, acabamos deixando o projeto pausado.
Em 2019 eu já tinha decidido formar um grupo de desenvolvimento de jogos, algo mais sério com mais foco e comprometimento, e já estava cogitando e conversando com amigos sobre isso, foi quando Valdir entrou em contato comigo querendo fazer um game para o Mega Drive.
Conversamos e ficou decidido que o Roniu’s Tale era o jogo que iríamos fazer, chamei Diogo Bazante que é um grande amigo e músico para compor a trilha do game e tudo parecia OK, a não ser pela minha vontade já bem antiga de criar e produzir um game para o Nintendinho, falei com os outros dois membros da equipe e depois de algumas conversas todos concordaram em desenvolver o Roniu’s Tale para o tão amado 8 bits da Nintendo.
2 – Quem faz parte do time e quais são as funções?
Nosso grupo de desenvolvimento se chama Kunjee Studio e nele temos: Rafael Valle Barradas (Produtor, Game Design e Artista 2D), Diogo Bazante (Músico compositor), Fábio Florêncio (Produtor), Evandro Lins.
Para o projeto Roniu’s Tale o Valdir Salgueiro (Programador) entrou como sócio, apesar de não fazer parte oficial da Kunjee Studio, ele faz parte oficial do time do projeto Roniu’s Tale que é da Kunjee.
3 – Quais foram os principais desafios nesta jornada entre planejar, desenvolver e lançar o jogo?
A princípio o grande desafio foi se adequar às limitações do NES, todos do time levaram meses para conseguir entender a plataforma de forma satisfatória, para fazer o que havíamos planejado no papel para o game.
Nosso segundo desafio foi conseguir apoio de alguma publisher, não temos nem tínhamos verba suficiente para conseguir fazer um marketing decente e ou uma campanha de financiamento coletivo, foi aí que entrou a Megacat Studios, uma publisher americana, pequena, mas que estava em contato com Valdir um ano antes de começarmos o desenvolvimento de Roniu’s Tale.
Valdir estava tentando colocar pra frente uma ideia de jogo para o Mega Drive com a Megacat, mas não deu certo. Por coincidência um ano depois na mesma semana em que estávamos discutindo sobre como conseguir uma publisher para o Roniu, a Megacat entrou em contato com Valdir para saber do velho projeto para o Mega Drive, Valdir nos passou o contato, eu falei com eles e a resposta foi bem positiva.
Após muita conversa e demonstração de que conseguiríamos fazer o game, com versões demo, documentação etc, nos fechamos contrato com eles.
O terceiro desafio acabou sendo o primeiro haha, as limitações técnicas… até o final do projeto não houve um momento em que conseguimos bater o martelo e dizer para nós mesmos “dominamos 100% as limitações do NES” de forma alguma. Essa luta para deixar o game satisfatório visualmente, musicalmente e tecnicamente, para nós desenvolvedores, durou até o final da produção.
4 – Como é desenvolver hoje um jogo que parece ter sido lançado nos anos 90?
Difícil, Desafiante e muito gratificante!
Difícil porque tivemos que aprender e reaprender muita coisa, tanto em como fazer os sprites e arte no geral para um console antigo, mas também em como compor e executar a música para só depois exportar no formato que o NES reconhece.
Desafiante porque de fato queríamos aprender estas coisas e foi muito legal conhecer novas ferramentas como o Famitracker, o Aseprite dentre outras e ver o jogo ganhando forma à medida que testávamos em emuladores de NES.
Acredito que falo por todos da equipe quando digo que depois que concluímos o game ficamos com muita vontade de produzir outro para o NES.
Primeiro porque já conseguíamos dominar muita coisa da plataforma, tecnicamente falando, segundo porque é absurdamente satisfatório ver o seu jogo rodando no hardware original da Nintendo, ou em clones como o adorado Phantom System, não tem preço ver o console da época executando em tempo real todas as instruções, músicas e renderizando a arte do seu próprio game.
5 – Agora que o caminho de Ronius está trilhado, quais são os planos para o futuro? Um novo jogo? Ou podemos esperar uma continuação?
Estávamos trabalhando em um outro game, o Go Mikura Go! que é algo totalmente diferente para plataformas atuais como o Nintendo Switch PS4 e etc, mas tivemos que pausar o projeto porque o programador do Mikura não poderia mais continuar a fazê-lo por motivos pessoais, decidimos então começar outro projeto de game na sequência de Roniu com um estilo também retrô mas para plataformas atuais e com uma possível versão para um console retrô, como o NES, Master System, Mega Drive ou SNES.
Este novo game já começou a ser feito e está em sua fase inicial de desenvolvimento, infelizmente não podemos falar agora do que se trata por questões contratuais, mas muito em breve queremos muito poder mostrar e falar sobre o novo jogo por aqui. Já o Go Mikura Go! também deve voltar a ser produzido no futuro, é só questão de tempo.
SAIBA MAIS
O game estará disponível na loja da Megacat Studios, tanto a versão standard (cartucho padrão de NES), como uma versão de colecionador, mais cara, cheia de itens adicionais. Além disso, em alguns meses o jogo estará disponível na eShop do Nintendo Switch e também em versão FULL na coletânea em cartucho da Megacat para o console Evercade.
Quer jogar a demo de Roniu’s Tale, direto no seu Nintendinho? Então acesse o site da Megacat clicando aqui.
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