Desenvolver jogos digitais se tornou algo muito acessível atualmente. Isso se deve, principalmente, à popularização das game engines ou motores de jogos. Esses softwares contém diversas bibliotecas que colaboram para a criação de games sem que seja necessário partir do completo início a cada projeto. Sendo assim as engines oferecem inúmeras possibilidades quando se faz necessário trabalhar renderização gráfica, simulação de física, colisores, inputs, sons, dentre outras funcionalidades. O mercado oferece diversas game engines, mas, quase nenhuma é tão especializada em desenvolvimento de jogos indie 2D quanto o GameMaker.
O GameMaker foi inicialmente criado como sendo uma ferramenta puramente de animação, pelo professor universitário Mark Overmars. Em 1999, a ferramenta foi então lançada ainda sob o nome de Animo, nome esse baseado na sua função original. Após isso, Overmars continuou o desenvolvimento do Animo de modo que se tornasse uma ferramenta completa para o desenvolvimento de games. No ano de 2007, Overmars ingressou na Yoyo Games dando continuidade ao aperfeiçoamento da ferramenta. Em 2012 foi lançado o GameMaker Studio e sua segunda versão, GameMaker Studio 2, em 2017. Em janeiro de 2021 o GameMaker foi aquirido pela empresa Opera dando continuidade ao seu desenvolvimento. A partir daí o GameMaker teve, e ainda está tendo, um crescimento exponencial, tanto de funcionalidades quanto relacionado ao número de usuários que buscam uma game engine mais especializada e completa.
O GameMaker hoje já oferece ferramentas necessárias e interessantes ao desenvolvimento e publicação de jogos 2D, como editor de scripts (fazendo uso da linguagem de programação GameMaker Language – GML e também da a possibilidade do Visual Scripting), sprites, animação, sons, tilesets, fontes, entres outras. Também a game engine exporta para a maior parte das plataformas existentes, como Desktop, Consoles, Mobile, Web e UWP. Mesmo sendo bem completa, os desenvolvedores internos da ferramenta ainda estão buscando constante atualização, como performance de runtime, interface, editores, dentre outros, de modo a torná-la cada vez mais eficiente. Por essas razões o GameMaker tem sido cada vez mais adotado por desenvolvedores independentes e profissionais. Além disso, a ferramente também tem sido considerada ótima para o ensino e aperfeiçoamento de desenvolvedores de jogos
digitais, em cursos técnicos, universidades e pós-graduações.
Recentemente, alguns membros do time interno do GameMaker, bem como diversos desenvolvedores que usam a ferramenta estavam presentes, pela primeira vez, na Brazil Game Show (BGS) 2022 e também em um MeetUp especializado da engine apresentando o potencial da ferramenta bem como alguns dos incríveis jogos desenvolvidos com a game engine.
A WarpZone conversou com esses profissinais para saber um pouco mais de suas histórias e projetos com o GameMaker. Confira abaixo:
ISAQUE MALTA | NONE CLASS
Eu sou professor, dou aulas a cerca de 10 anos, mais ou menos, de desenvolvimento de jogos, amo dar aulas e adoro ver o progresso dos meus alunos, fico super feliz quando vejo um jogo de aluno sendo lançado e eu vi aquela pessoa criando as suas primeiras linhas de código.
Conheci o GameMaker por volta de 2003-2004 que foi quando eu comecei a brincar com game engines, comecei com o RPG Maker, como muita gente daquela época, e depois fui para o GameMaker para ver como era.
Já trabalhei em equipes para jogos publicados, já fiz freelancer para projetos, prestei consultoria, mas nunca fiz nenhum jogo meu mesmo. Em geral, os meus jogos acabam sendo os jogos que eu crio para o curso e, vez ou outra, alguma gamejam.
Eu raramente tenho ideias para jogos, mas tenho ideias para aulas e projetos para o meu curso, inclusive vamos fazer um classicvania no curso.
Existem muitos materiais interessantes para aprender GameMaker, por exemplo meu Curso de Game Maker NoNe Class, amo o conteúdo da FriendlyCosmonaut e
tem um canal no youtube com uns tutoriais bem legais agora, o nome é Gui.
GUILHERME | GUI
Meu nome é Guilherme, sou programador e desde de que me conheço eu sempre gostei de duas coisas, criar e jogar e por que não juntar os dois? Foi então que em uma das minhas buscas sobre “como criar jogos” eu aprendi sobre os motores de jogos, as chamadas “game engines” e então fui em busca de uma para começar, e em meio a várias game engines cheias de interfaces complexas e pesadas de rodar eu descobri o GameMaker (ainda com o studio no nome), e ele era diferente das outras, mais rápido, leve e de fácil entendimento, então percebi que ele era perfeito pra mim pois ele tem uma mistura de entre fácil e robusto permitindo tanto projetos pequenos quanto projetos de grande porte, como eu gosto de criar jogos em 2D ele executa isso com maestria, desde então venho criando jogos e protótipos no GameMaker, participando de game jams e compartilhando meus conhecimentos adquiridos no meu canal no youtube chamado Gui que se aproxima dos 1000 inscritos. Também tenho um projeto de jogo comercial em andamento, porém ainda está num estágio bem inicial de desenvolvimento, mas uma coisa é certa, ele será feito usando o GameMaker.
GUSTAVO | GUSELECT
Sou Guselect e sempre fui apaixonado por criação de jogos! Comecei a me aventurar nessa área quando tinha menos de 10 anos, pouco tempo depois de ganhar um Mega Drive.
Na maioria das vezes os criava sozinho, fazia toda a programação, design, gráficos e até músicas! Hoje em dia costumo trabalhar em equipes bem pequenas, no meu jogo mais recente por exemplo, uma amiga cuida da parte sonora e eu do resto.
Assim que tive acesso a um computador, procurei na internet como fazer jogos! Experimentei muitas engines diferentes mas o GameMaker me atraiu pela possibilidade de criar um jogo completo sem utilizar códigos, utilizei a programação visual dele por muito tempo.
GameMaker pra mim é a engine perfeita para jogos 2D, ele traz uma praticidade que é muito conveniente pro desenvolvedor independente e eu fico muito feliz de ver o tanto que o software cresceu ao longo dos anos, seu suporte vem melhorando cada vez mais e sua comunidade nunca esteve tão ativa!
Publiquei recentemente um jogo para celular chamado Donut Be Seen! que está disponível para Android e em breve IOS, meu site conta com vários pequenos jogos gratuitos também! porém meu foco no momento está sendo no meu novo jogo Moonleap.
Moonleap é um jogo de plataforma e puzzle sobre um “menino lua” que troca o dia pela noite toda vez que pula! Parece um conceito complicado mas é um jogo extremamente simples. Existem plantas cujos espinhos só aparecem de dia, inimigos que se escondem da luz do sol, plataformas que mudam de direção dependendo do horário e muito mais!
O Jogo foi feito a princípio para a #NoticeMeGameJam, um concurso de criação de jogos do Game Maker e da OperaGX cujo jogo deveria ser feito dentro de 15 dias seguindo o tema “e a noite mudou tudo”. Participei da Game Jam com minha amiga Dani Serranú e para nossa surpresa ganhamos em primeiro lugar! Os ganhadores foram anunciados no canal do PewDiePie e Moonleap já foi jogado por 194 mil pessoas, os últimos meses foram incríveis! Em breve anunciaremos a data de lançamento! Mas por enquanto, a melhor forma de nos apoiar é adicionar o jogo a sua lista de desejos, clicando aqui. Caso queiram acompanhar a jornada de criação do Moonleap, estou documentando tudo no meu canal Botão Select!
Agora estamos trabalhando numa versão completa do jogo que pretendemos lançar para PC, Android, IOS e Nintendo Switch.
GABRIEL GONÇALVES | GAGONFE
Olá! Meu nome é Gabriel Gonçalves, porém sou conhecido na internet e por amigos próximos pelo meu apelido: Gagonfe. Sou desenvolvedor de jogos indies a cerca de 3 anos, trabalho como Game Designer e Programador e uso GameMaker como engine de todos os meus jogos.
Eu conheci o GameMaker enquanto assistia uma live do Dininho, que na época estava desenvolvendo o Dininho Adventures, e daí decidi tentar usar a engine. Desde então nunca mais larguei. O GameMaker é simplesmente uma engine sensacional pra quem tá começando, quem é intermediário e quem é avançado. Ela te da todo o suporte pra publicar jogos em todas as plataformas, recursos pra fazer qualquer tipo de jogo 2D e os materiais do software facilitam demais na produtividade.
No momento que estou escrevendo isso eu tenho 11 jogos publicados na Steam, mas vou nomear aqui meus favoritos:
Doomed to Hell: Um roguelike em waves de inimigos, no qual você é o protagonista chamado Rose e tem que escapar do inferno matando todos os monstros que estão superpopulando a dimensão com armas e upgrades que você adquire no caminho.
Toroom: Outro roguelike, dessa vez um dungeon crawler, no qual você é abduzido enquanto dormia, sendo levado pra outra dimensão e agora tendo que desbravar e explorar o local, pegando armas novas e itens poderosos pra voltar ao seu quarto.
Colorful Recolor: Um puzzle de cores, no qual seu personagem só pode encostar em blocos que sejam da mesma cor dele. Tendo diversos obstáculos e mecânicas novas em cada capítulo e 100 levels diferentes pra quebrar a cabeça.
E por último, meu título mais recente: Archaeogem. Um jogo no qual você é um arquéologo em busca de explorar biomas deslumbrantes, coletar gemas preciosas e desbravar os poderes de flores místicas para poder alcançar seus objetivos nesse jogo de plataforma de precisão.
Todos eles já estão prontos e lançados na Steam, porém Archaeogem só está na sua versão demo, mas que já pode ser jogada gratuitamente na própria Steam. Então se quiser acompanhar o desenvolvimento dele é só me seguir no Twitter.
LUIZ ALVES | ALVES
Eu atuo como programador na maioria dos projetos que participei, mas criei jogos onde atuei também como game designer. Desde que entrei na faculdade (eu me formei em redes de computadores) procurei conhecer mais sobre como criar jogos, cheguei a estudar e aprender sobre diversas outras engines como Unity e Construct, mas foi o GameMaker, desde a versão Studio 1.4, que me chamou a atenção pela sua simplicidade para quem está começando e também pelo poder que ela dá para desenvolvedores mais experientes, além disso eu tenho visto uma evolução constante da ferramenta desde que a Opera comprou o GameMaker, de lá pra cá muitas atualizações boas vieram que não apenas facilitam a vida dos desenvolvedores, como também dá mais flexibilidade e poder para fazer jogos ainda mais incríveis.
Trabalhei no desenvolvimento de alguns jogos usando o GameMaker, o que considero mais importante já lançado é o Super Chicken Jumper, criado pelo Youtuber Gemaplys, que está lançado na Steam e na Play Store. É um jogo desafiador, que eu gosto de dizer que ele é frustrante, mas ao mesmo tempo viciante, durante a BGS 2022 foi possível notar esse aspecto no jogo onde as pessoas morriam várias e várias vezes, mas ainda assim continuavam tentando, vi também que muitos conseguiram finalizar a demo que esteve disponível no evento. Esse jogo estará disponível também para todos os consoles, a previsão do lançamento para PlayStation, Xbox e Nintendo Switch é no dia 16 de novembro de 2022.
Outro jogo importante que participei do desenvolvimento, que está nas etapas finais de produção é o Railgunners, um jogo que mistura elementos de jogos Runner com Shoot em Up, além de também contar com upgrades e armas extras para as naves disponíveis.
É um jogo feito para jogadores hardcore que são amantes pelo gênero, mas que também conta com ferramentas que auxiliam novatos a ingressar no mundo dos Shoot em Ups.
Este jogo esteve disponível na BGS 2022, e é interessante também que o jogo foi exibido na BGS do ano de 2017, é um jogo que está sendo desenvolvido há um bom tempo, nossa estimativa é que ainda esse ano seja lançado como early access.
Além disso, convido vocês também a conhecerem os outros jogos que eu já trabalhei como desenvolvedor, eles são projeto mais simples e minimalistas onde eu tive uma participação em diversos aspectos, em um deles eu até mesmo criei a arte do jogo, que é o BlackJack math, um jogo de puzzle que mistura o clássico jogo 21 com matemática. Ao clicar aqui você acessará a página da steam com todos os jogos que participei no desenvolvimento.
JONATHAN VOLPI | NEXT INDIE ACADEMY
Sempre tive curiosidade em entender cada setor envolvido no desenvolvimento de jogos e por isso, acabei desenvolvendo diversas funções que me permitem atuar como desenvolvedor independente e também professor de jogos: Game Design (Planejamento), Game Art e Programação. Atualmente sou CEO e instrutor dos nossos cursos na Next Indie Academy (Instagram: @nextindie).
Alguns anos atrás, precisei direcionar um tempo para fazer pesquisas e “ajustes de rota” no meu trabalho com games. Foi durante esse período que conheci o GameMaker. Eu estava buscando ferramentas alternativas para meu trabalho, utilizava Unity na época e atuava somente como desenvolvedor. Considerei o GameMaker ideal porque se encaixava melhor com meus projetos e intenções na área. De modo geral, é possível alcançar resultados de forma menos trabalhosa e tão eficiente quanto em outras ferramentas, utilizando o Gamemaker. Outro ponto relevante… Minhas intenções na área estão totalmente direcionadas à produção de conteúdos acadêmicos, então o GameMaker “caiu como uma luva” pois é uma ótima ferramenta para ensino. Temos alunos que nunca programaram antes – ou tentaram aprender com outras ferramentas – e acabaram se saindo melhor com o GameMaker.
Já publiquei diversos jogos tanto com Unity como GameMaker, mas são projetos de estudo e produzidos para fins educacionais. Como desenvolvedor, estou produzindo sozinho o game Insularis para ser publicado na Steam com previsão para 2023.
Hoje temos diversos treinamentos online para quem deseja ingressar ou se aperfeiçoar com desenvolvimento de jogos, incluíndo cursos de GameMaker, na Next Indie Academy. Eles podem ser encontrados através de nossa página no Instagram, é só seguir @nextindie e conferir nosso conteúdo.
LEANDRO GABRIEL
Sou Leandro Gabriel, tenho 31 anos, e comecei a desenvolver jogos usando o GameMaker aos 13 anos de idade (Game Maker 4.2, na época). Não conhecia internet na época, fui aprendendo apenas lendo o manual do programa. Com o tempo, fui compreendendo que fazer jogos não envolve somente a programação, e fui adquirindo conhecimento em artes gráficas, roteiro, efeitos sonoros, composição musical, e hoje atuo em praticamente todas as etapas de desenvolvimento de jogos.
Meus pais adquiriram uma revista, em 2004. Era a edição nº 1 da Play the Game (CD Expert), que vinha com mais de 350 jogos e, no rodapé dela, vinha com a citação “Game Maker: Software completo para a criação de seus jogos”. Eu já era apaixonado pela ideia, convenci meus pais a comprá-la e comecei a estudar a ferramenta.
O GameMaker em si sempre foi um programa focado em traduzir as ideias do desenvolvedor, tirando-as do papel direto para algo jogável no menor intervalo de tempo possível. Por conta disso, ele pula muitas etapas dos conceitos convencionais de desenvolvimento de jogos, mas ainda permite uma ampla customização dos projetos criados nele. É próprio para ensino e introdução na área, sem se preocupar muito com conceitos complexos.
Meu mais novo projeto comercial está disponível na Steam, foi lançado dia 3 de Outubro: Beyond the Storm. Trata-se de um tributo ao jogo Tyrian, de 1995, o qual fez, na minha adolescência, me interessar sobre desenvolvimento de jogos, artes gráficas e música. Estive há dois anos desenvolvendo ele, remasterizando cada gráfico do jogo original, compondo uma nova trilha sonora e trazendo o mesmo feeling do jogo homenageado. Confesso que desenvolver um jogo dessa magnitude sozinho é uma jornada bem difícil, e fazer todas as etapas pós-jogo também (prestar suporte, atualizações e correções), mas é um sonho de infância que hoje, quase 20 anos depois de mergulhar de cabeça nisso, estou finalmente realizando!
MARIO ARIANO
Sou o Mario Ariano, desenvolvedor de Donut Arena, meu primeiro jogo. Antes de começar Donut Arena, a minha intenção era aprender a fazer um game, e por isso optei por realizar todas as partes dele, do começo ao fim. Portanto, todas as funções fui eu que fiz, e durante o processo eu fui me empolgando com este projeto, e o que era para ser um projeto experimental e de estudo, acabou se tornando um produto de mercado. Com isso, acabei contratando um artista para o pôster e um músico para a trilha sonora, e tambem comecei a me interessar em divulgá-lo, me levando a participar da Avenida Indie do BGS 2022.
Por ter feito todas as partes do jogo, eu acabei levando 5 anos e nesse tempo descobri que o que eu mais gosto de fazer é o game design, porém também peguei gosto por programação, que inclusive me levou a iniciar uma faculdade de Ciência da Computação. Nessa jornada, construí uma personalidade de desenvolvedor que fica entre o lado criativo e o lado técnico, e aprendi que a melhor forma de fazer um jogo é criando um protótipo bem robusto, que mostre todo o conceito do jogo logo de início, e a partir dele, ir implementando conteúdo em ciclos.
Conheci o GameMaker através de outros devs no YouTube e em comunidades, como Reddit. Por todo o feedback que li sobre a ferramenta, cheguei a conclusão que ela seria a melhor para fazer o meu primeiro jogo 2D, pois a linguagem de programação dela não tem sintaxe complexa e é super intuitiva para quem nunca programou antes. A minha experiência foi ótima com a ferramenta e recomendo para devs que estão iniciando na área ou para devs mais experientes que querem fazer um jogo 2D, pois apesar de acessível, desempenha muito bem com jogos mais complexos.
Tenho planos para fazer uma expansão do Donut Arena, e se tudo acontecer como planejado, com certeza irei utilizar novamente o GameMaker.
MARCIO MAGESKI | GAMEOLOGY & WARPZONE
Sim, esse que vos escreve esse artigo também é desenvolvedor de games. Após finalizar minha graduação em Jogos Digitais, me interessei também pela área acadêmica e assim segui para o mestrado e doutorado. Hoje, além de desenvolvedor também leciono sobre programação de jogos em faculdades e outros cursos, principalmente em meu estúdio e escola de desenvolvimento de jogos digitais Gameology (Instagram: @gameology_jogosdigitais).
Durante minha trajetória como desenvolvedor e professor, tive contato com diversas game engines, como Unity, Unreal, Godot e GameMaker. O GameMaker realmente têm seu destaque. Atualmente, estou desenvolvendo um jogo, Save the Cubes, com os alunos para trabalhar mecânicas de polimento em game de plataforma.
O GameMaker me chamou muita atenção devido a ser uma engine especializada em 2D nativo voltada ao desenvolvedor indie, pois dispõe todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento. Além disso, gosto muito da GML visto que é uma linguagem de programação extremamente intuitiva, robusta e eficiente. Isso é muito interessante para, além do desenvolvimento, o ensino. Tenho tido ótimos resultados no aprendizado relativo a programação e game design dos meus alunos usando GameMaker. Realmente uma excelente ferramenta!!!.
AGRADECIMENTOS
Queremos agradecer a todos os desenvolvedores que participaram desse artigo com seus depoimentos e experiências usando o GameMaker. Também, queremos expressar gratidão ao time da Opera, em especial ao Francisco Dias, pelas valiosas informações e atenção dadas à produção do artigo.