O Super Nintendo tinha uma interessante carta na manga na famosa disputa contra o Mega Drive: a capacidade única de manipular suavemente as camadas de fundo dos jogos usando o Mode 7, um recurso gráfico exclusivo incorporado em seu hardware.
Essa característica foi amplamente explorada em vários títulos do SNES, como F-Zero, Super Mario Kart, Pilotwings e Contra III, conferindo ao console uma vantagem na famosa batalha dos 16-bits.
Embora a SEGA tenha tentado nivelar o campo adicionando recursos semelhantes através do Sega CD no Mega Drive, a verdade é que o sistema não possuía a mesma capacidade visual, mesmo que fosse possível obter efeitos semelhantes por meio de software em vez de hardware.
É por isso que a Laserbit Games, uma desenvolvedora especializada em experiências retrô, está adotando essa abordagem em seu próximo jogo de corrida de visão de cima para baixo, o Gears of Rage. O estúdio afirma: “Gears of Rage apresenta uma inovadora câmera do Modo 7 que não depende de nenhum hardware especial, apenas puro ‘blast processing’.” Essa declaração faz uma referência ao jargão técnico usado pela SEGA nos anos 90 para argumentar por que seu console era superior ao da Nintendo.
After two years of hard work we can finally share our dream with all of you! Gears of Rage features an innovative mode 7-like camera that doesn't use any special hardware, just pure blast processing! We hope you like it! #retrogames #Retro #gamedev #sega pic.twitter.com/KHBnv4flko
— Laserbit Games (@laserbitgames) February 15, 2022
Embora o Gears of Rage esteja em desenvolvimento há algum tempo (o trailer acima é do início de 2022, conforme observado pelo Time Extension), a Laserbit Games promete “grandes” revelações em breve. O jogo certamente desperta interesse, e estaremos atentos a todas as novidades.