Estivemos na gamescom.latam, que aconteceu no final de junho, e entrevistamos Stephan Vogler e Benjamin Zuckerer, da CipSoft, estúdio responsável pelo lendário e icônico MMORPG Tibia, e que, agora, quase 30 anos depois, estão lançando Persist Online, um MMORPG 3D com temática de zumbis.
Confira como foi nossa conversa com Stephan e Benjamin.
[WZ] Conversaremos sobre Tibia e Persist Online, e eu farei algumas perguntas. E tenho que começar com algumas curiosidades. Então, eu entendo que houve um hiato entre o Tibia e o Persist Online por cerca de 27-28 anos. E não sei se é apenas coincidência, mas Persist é um jogo com um time de zumbis. E tem um filme, um filme muito famoso.
[CipSoft] Não é uma coincidência. Não é como se planejássemos fazer Persist 28 anos depois, certo? Também notamos essa coincidência. Tem o filme 28 Dias Depois e tem um novo saindo chamado 28 Anos Depois. Vimos que seria um gancho muito bom para a mensagem de marketing colocar isso ali. Se as pessoas gostam de coisas de zumbis, elas perceberão. E foi por isso que fizemos isso. É um título perfeito para a nossa mensagem.[WZ] A segunda curiosidade, não sei se tem relação ou não. Porque, bem, já faz um tempo que vocês vêm desenvolvendo o game. Ou seja, vocês têm sido muito persistentes nisso. O nome Persist tem a ver com a persistência que vocês tiveram durante todo esse tempo?
[CipSoft] Está relacionado ao mundo do jogo persistente. Então, a ideia central do Persist surgiu quando Tom, um colega meu, e eu decidimos fazer um MMO em nosso tempo livre. E isso foi antes da pandemia, há cerca de quatro anos. Estávamos jogando um pouco de DayZ e alguns outros jogos.E no DayZ você sempre teve isso, você fica nu na praia, sai correndo, encontra um zumbi, morre, fica nu na praia, você sai correndo, conhece um cara, ele atira em você, você fica nua na praia. E isso foi frustrante.
Então, adoramos a ideia de sair e viver o perigo e a experiência daquele mundo. Mas foi meio chato você perder todo o seu progresso e recomeçar nu na praia. E essa foi a ideia quando tivemos, o momento em que tivemos a ideia do Persist Online.
Portanto, Persist Online tem um mundo de jogo persistente onde seu progresso não é excluído completamente. Você perde certos itens, então deixa cair sua mochila com tudo dentro e outras pessoas podem saqueá-la. Mas você manterá seus outros equipamentos e o progresso do seu personagem.
E é daí que vem o nome Persist Online. Persist é um MMORPG real, enquanto a maioria dos outros, ou todos os outros jogos de zumbis, não são MMORPGs, mas existem outros tipos de trilhas de jogo.
[WZ] Então, é um tipo de sistema persistente, talvez no nível de O Senhor dos Aneis – Sombra de Mordor, onde você morre e ressuscita sem perder a história do que fez, mais ou menos assim?
[CipSoft] Sim, então quando você morrer no Persist Online, seus itens equipados permanecerão. Então, minhas armas que eu tenho comigo, minha armadura que eu tenho comigo permanecerão, elas são minhas.Vou perder minha mochila, tudo que tem nela. Vou perder um pouco de pontos de experiência. Não posso descer de nível, então só posso perder meus pontos de experiência para o próximo nível, mas não consigo descer de nível e meus itens equipados perdem um pouco de durabilidade.
Então, você precisará consertá-los para que não quebrem. Mas é isso que acontece quando você morre.
[WZ] Muito bom. Agora falando um pouco sobre Tibia. Tibia foi um jogo que marcou uma geração. Foi um verdadeiro sucesso e redefiniu os MMORPGs, certo? E até agora, ainda é lembrado por muitas pessoas, como colegas meus. Hoje tenho 44 anos, mas na época éramos adolescentes. E hoje temos família e filhos e ainda falamos sobre Tibia. Isso é incrível.
[CipSoft] Sim, isso é incrível.
[WZ] Então, por que vocês acham que o Tibia fez tanto sucesso?
[CipSoft] Por que Tibia é um sucesso tão grande? Há muitas respostas para isso, eu acho. Mas quando perguntamos aos nossos jogadores por que eles estão jogando Tibia há tanto tempo, eles sempre respondem, por causa dos meus amigos.
Então, eu acho que no Tibia, um dos pontos fortes do Tibia é que é muito fácil se comunicar uns com os outros e fazer amizade com novas pessoas. E no jogo, eles constroem amizades realmente duradouras e as pessoas estão voltando por causa dos amigos para brincarem juntas e conversarem sobre os velhos tempos.
Acho que essa é uma das principais razões do sucesso. E na verdade, ainda acho que hoje em dia o sistema de comunicação do Tibia, mesmo sendo tão antigo, ainda é melhor do que a maioria dos outros jogos.
[WZ] Sim, verdade. Eu também acho. Nós crescemos com o Tibia.
[CipSoft] Sim.
[WZ] Certo, ótimo. Vocês já pensaram em fazer algum tipo de remake com gráficos 3D para o Tibia?
[CipSoft] Na verdade, de vez em quando discutimos este tópico e geralmente o que fizemos foi perguntar aos jogadores se eles queriam melhorias ao estilo gráfico, alta resolução, gráficos 3D ou qualquer coisa.E a resposta era sempre a mesma: não, por favor, deixe como está. Os jogadores gostam do Tibia porque é como é. E essa também é uma das razões pelas quais decidimos que se quiséssemos fazer algo em 3D, faríamos um novo jogo. Essa também é uma razão pela qual fazemos Persist.
E nós realmente não queremos fazer os jogadores do Tibia jogarem Persist. É um novo público. Nosso alvo são novos jogadores. E embora pensemos que Persist tem muitas coisas acontecendo que irão agradar aos jogadores do Tibia, esperamos encontrar novos jogadores com Persist online.
[WZ] Temos um ditado que diz que em time que está vencendo não se mexe.
[CipSoft] Sim, absolutamente. Isso é o que pensamos.
[WZ] Ok, então quais foram suas inspirações para criar o Persist online?
[CipSoft] Então, foram muitas inspirações. Tíbia é um deles. Então, há muita experiência e DNA do Tibia e do Persist, na verdade. Mas também tem influências de DayZ, de Escape from Tarkov e, finalmente, de XCOM.Sou um grande fã de XCOM e também tem algumas influências daí. Mas a principal influência é na verdade o Tibia. Há muitas coisas no Persist que ressoam com o DNA do Tibia. E há muita liberdade no jogo.
Você pode explorar o mundo do jogo por conta própria. Você não está sendo arrastado pelo mundo, ouvindo o que você deve fazer. Mas você pode explorá-lo sozinho e tomar decisões.
E o mundo do jogo permitirá que você faça isso. Você pode ser bom, você pode ser mau. Coisas que muitos jogos não permitem mais fazer.
E também sentimos falta disso nos jogos modernos, eles apenas informam cada passo que você deve realizar e depois o recompensam. E queríamos criar um jogo novamente no sentido dos jogos com os quais também crescemos. Então, é uma espécie de RPG multijogador não linear.
Porque a maioria deles são jogos de matar zumbis ou RPGs multijogador. Persist é um mundo totalmente aberto. Estamos tentando fazer com que o mundo pareça vivo. Você sabe, como os NPCs, eles se movimentam, são facções. Você pode se tornar amigável ou hostil com eles e isso terá consequências.
Eles atirarão em você à primeira vista se não gostarem de você. Mas se eles gostarem de você porque talvez você tenha trabalhado para eles, eles também lhe venderão coisas que você normalmente não consegue. E há muitas dinâmicas no mundo do jogo que os jogadores podem influenciar para si próprios ou para grupos e coisas assim.
Acho que isso torna o mundo do jogo vivo e mais emocionante do que apenas um mundo normal onde tudo está programado.
[WZ] a premissa do Persist é ser um MMORPG à moda antiga, com algumas opções como criação e tomada de decisão e mais variedade de opções. Então, o que difere Persist de outros RPGs multijogador ou jogos multijogador de zumbis?
[CipSoft] Certo, então a maioria dos outros jogos de zumbis não tem um mundo do jogo persistente e não permitem que centenas de jogadores ao mesmo tempo vivam e joguem em um mundo e o Persist permite. Então essa é a principal diferença. É um MMO com centenas de jogadores em um mundo ao mesmo tempo.
A segunda coisa que acho que o torna diferente é que no Persist você pode fazer muitas escolhas e combinar com seu estilo de jogo. Então você não escolhe uma classe, é um sistema sem classes e há 250 habilidades em múltiplas árvores de habilidades.
Você pode maximizar cinco árvores de habilidades por personagem e dessa forma cada personagem terá seus pontos fortes e fracos. E isso torna muito interessante jogar com outros em grupos porque obviamente os pontos fortes podem ser usados em combinação e dá muitas oportunidades para experimentar coisas e fazer coisas que não pensávamos.
E eu acho que isso é incrível, explorar um mundo dessa maneira e construir seu personagem de uma maneira que se adapte à sua jogabilidade. Por exemplo, gosto de brincar com uma espingarda, certo, e você pode gostar de um rifle de assalto. E o jogo suportará ambos os estilos de jogo e outra pessoa pode querer andar por aí com uma katana porque é divertido destruir zumbis com a katana.
E o jogo vai apoiar isso com o sistema de habilidades e também com o sistema de itens. Então você basicamente tem que construir seus itens, encontrar os itens e as modificações nos itens. Há muitos atributos sobre os itens que permitem combinar com as habilidades adequadas para criar uma construção de personagem realmente boa.
E acho que isso torna o jogo realmente interessante para os jogadores porque há muito para descobrir lá e também somos muito abertos e transparentes com os números. Então a partir do personagem você poderá ver as estatísticas, exatamente quanto dano você está causando, o DPS.
Você pode ver todos os números. Está tudo lá. Assim, você pode realmente construir seu personagem do jeito que quiser.
[WZ] E isso também adiciona muito ao fator replay, certo?
[CipSoft] Sim, exatamente. Você pode jogar um jogo com um conjunto diferente. Você também pode ter vários personagens. A estocagem e o trabalho off-line pode ser feito por outros personagens que você não está jogando, enquanto você joga com um de seus outros personagens.
E então, se houver uma batalha de guildas, uma batalha PvP, você mudará para outro personagem que você subiu de nível e treinou especialmente para esse caso e usará esse personagem para esse caso.
[WZ] Há alguma semelhança entre Tibia e Persist? Acho que você já respondeu, certo.
[CipSoft] Sim, todo o sistema de qualificação que posso customizar e alterar todos os atributos.[WZ] E há planos para lançar Persist Online em consoles?
[CipSoft] Em que? Em consoles? Não há plano atual. Então, no momento, estamos nos concentrando apenas no Steam e no PC. Temos consoles em mente, mas somos jogadores de PC.
Então, adoramos fazer jogos para PC e, francamente, não temos ideia do mercado de consoles e de como construir um jogo adequadamente para ele. Durante a construção do jogo, tivemos em mente que isso seria possível, mas nosso foco é totalmente PC. E realmente achamos que para um jogo online onde a comunicação é importante, o PC é uma plataforma melhor porque você tem mouse e teclado.
E com consoles você não tem seu teclado. Você precisaria usar a voz, na verdade. E isso traz consigo certos desafios pelos quais não estamos realmente interessados. Então nós realmente nos concentramos no PC como plataforma para todos os jogos.
[WZ] Existe algum easter egg ou referência para o Tibia?
[CipSoft] Sim, existem. Existem muitas referências no jogo. Uma coisa que torna o Persist especial também é que todo o mundo do jogo é feito à mão. Portanto, é um mundo de 30 quilômetros quadrados e é totalmente feito à mão. Tudo que você pode ver aqui foi colocado à mão. Não é processual.
E há muitos easter egg e referências ao Tibia ou outros jogos que você pode descobrir. Para as pessoas que gostam de buscar referências, acho que encontrarão muitas coisas legais aqui. E algumas pessoas que trabalham com Persist Online já trabalharam para o Tibia antes.
[WZ] Existe alguma possibilidade de ter um modo single player?
[CipSoft] Não haverá um modo para um jogador, mas você poderá jogar sem ter um grupo ou guilda. E será divertido. Você terá que conviver com o fato de que encontrará outros jogadores por aí e eles poderão atacá-lo, certo? Mas também existem boas maneiras de fugir, escapar e ir para algum lugar onde eles não o incomodem.E há conteúdo suficiente para você jogar sozinho e será divertido. Será apenas mais divertido com seus amigos. Nesse aspecto é muito parecido com o Tibia porque também existem jogadores do Tibia que não interagem muito com outros jogadores. Eles apenas jogam sozinhos e é divertido.
Acho que para muitos deles é importante que existam outros jogadores, mesmo que não interajam com eles. E será o mesmo para Persist Online. A experiência parece mais real se houver outros jogadores por perto e você decidir se deseja interagir com eles ou não.
[WZ] E minha última pergunta. Qual seria a curva de aprendizado para um jogador que nunca jogou um MMORPG antes?
[CipSoft] É mais alta. Acho que o que você aprenderá facilmente são os controles – o WASD básico e o mouse. Se você está familiarizado com isso, já é um bom passo. Mas é um verdadeiro MMO. Então há todas as habilidades e barras de ação e tempos de espera e pontos e corações e todas essas coisas.
Se você é um jogador que nunca jogou um MMO, é uma grande curva de aprendizado para entrar nessas coisas. Mas o jogo vai te ajudar porque a dificuldade só aumenta um pouco mais tarde. Então você começa perto do bunker e há uma fortaleza que é uma área segura. E os primeiros encontros que você terá por aí são mais simples.
Adicionamos inimigos externos mais complexos que adicionarão alguns debuffs e efeitos ao jogador. Mas, como na primeira área ao redor, eles são bastante inofensivos. Assim, você pode aprender facilmente lá e depois adicionar camada por camada que você trabalha fora da cidade.
Assim, a complexidade aumenta e os inimigos ficam cada vez mais difíceis e mais e mais efeitos e coisas são adicionadas à jogabilidade posteriormente. Não é um jogo simples, está mais para um jogo hardcore. Portanto, não é nada para jogadores casuais.
Para totalmente iniciantes que não gostam de gastar muito tempo jogando, provavelmente não é o melhor jogo para eles.
Você ainda joga Tibia? Ficou empolgado com Persist Online? Então espero que tenha gostado da entrevista e esteja pronto para curtir este novo game.