O que teria acontecido no mundo dos jogos se Hideo Kojima tivesse deixado a Konami antes de lançar o primeiro Metal Gear? Ele teria conseguido levar suas ideias inovadoras para outras empresas? Teriam essas empresas se interessado por suas visões? Essas são perguntas para as quais só podemos especular respostas.
Sabemos, no entanto, que a separação de Kojima da Konami foi tumultuada, com Metal Gear Solid V enfrentando inúmeros problemas e resultando na saída forçada do designer, que então fundou seu próprio estúdio, lançando Death Stranding e mantendo-se ativo desde então. Apesar da relação conturbada, juntos, Kojima e Konami criaram clássicos como a série Metal Gear Solid e Zone of the Enders.
O que muitos não sabem é que essa parceria quase terminou antes do esperado, com Kojima desejando sair da Konami meses antes de começar a trabalhar no primeiro Metal Gear para MSX.
Em uma entrevista de 1999, recentemente traduzida pelo Shmupulations, Kojima descreve os desafios que enfrentou como um jovem desenvolvedor na empresa. Quando entrou na Konami em 1986, a empresa já estava lutando com um jogo de guerra que não avançava. Este projeto, que se tornaria Metal Gear, foi eventualmente passado para Kojima.
“Não consigo falar sobre isso sem chorar”, disse Kojima à Nice Games em 1999. “A Konami queria um jogo sobre ‘guerra’. Mas o desenvolvimento foi cheio de problemas. Veteranos da Konami, que já haviam lançado vários sucessos antes da minha chegada, trabalhavam nesse jogo há dois anos sem sucesso. Eles testavam, descartavam, testavam de novo e descartavam. Havia uma lenda dentro da Konami de que trabalhar nesse projeto poderia resultar em rebaixamento ou transferência. (risos) Não sei por que continuaram, mas suponho que a Konami realmente queria um jogo de guerra.” Naquela época, filmes como Rambo e personagens como Braddock de Chuck Norris eram populares, aumentando o interesse em jogos com temas semelhantes.
Como grande fã de filmes, Kojima viu naquele projeto a chance de se destacar:
“Então o projeto veio para mim. Eu queria fazer um jogo de ‘guerra’ que fosse mais sobre fuga. Vocês conhecem o filme ‘A Grande Fuga’? Imaginei um jogo baseado nesse conceito, onde o objetivo seria escapar. Mas quando apresentei a ideia aos desenvolvedores mais experientes, eles foram bastante desdenhosos: ‘Não existe isso em jogos’. Eu era novo na Konami, então ninguém queria ouvir minhas ideias… não havia motivação desde o início. Era como, o que eu deveria fazer, começar a brigar com eles?”
A situação ficou tão insustentável que Kojima chegou a considerar deixar a Konami. “A resistência passivo-agressiva só piorou. Cheguei a um ponto de exaustão com essa corporação e estava pronto para sair. Mas depois de falar com um funcionário mais velho, uma nova oportunidade surgiu.”
Felizmente, suas ideias foram eventualmente aceitas (todas, será?) e Metal Gear foi lançado para MSX2 em 1987 e NES em 1988, iniciando uma franquia que se tornaria lendária com Metal Gear Solid em 1998, durando até Metal Gear Solid V. Após sua saída da Konami, Kojima fundou a Kojima Productions e lançou Death Stranding em 2019.