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As Tartarugas Ninja sempre foram ícones no universo dos videogames, especialmente com o arcade de 1989 da Konami, que se tornou referência para games de ação e luta. Este jogo não só definiu o padrão para futuros títulos das Tartarugas, mas também influenciou diretamente diversos jogos que vieram depois, mantendo o mesmo espírito de pancadaria e diversão dos anos 80.
O jogo original do arcade não teve muitos ports, sendo adaptado apenas para alguns computadores domésticos como o ZX Spectrum, o Amiga e o NES, onde foi lançado como “Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game” devido a um jogo anterior já existir na plataforma. Plataformas como o Game Boy, no entanto, foram deixadas de fora dessa onda inicial.
Com o passar dos anos, as Tartarugas estrelaram jogos diversos em várias plataformas, mas muitos fãs ainda sonham em experimentar aquela experiência clássica em sistemas que não receberam o jogo original. É aí que entra o desenvolvedor independente Zeichi Games, que, conforme noticiado pelo Time Extension, decidiu explorar como seria uma versão deste clássico no Game Boy Color.
Zeichi não está criando um port não-oficial do jogo, mas sim utilizando o conceito para testar novas mecânicas de jogo para seus próprios projetos. “Como parte do meu progresso, implementei movimento em 8 direções, um sistema de ataque, uma interface de usuário, animações e um combo de 3 acertos”, explicou ele em suas redes sociais. “Ainda há muito o que fazer, mas estou feliz com o resultado até agora.”
Um dos jogos desenvolvidos por Zeichi é Cosmo Knight Zion RC, um título de ação para consoles baseados em FPGA, compatíveis com sistemas portáteis retrô. Através deste projeto, podemos ter uma ideia do potencial que a demo apresentada tem, trazendo um vislumbre do que poderia ter sido um jogo das Tartarugas Ninja no Game Boy Color, se tivesse sido lançado naquela época.
Thank you for your feedback on the engine I’ve been working on, I’m glad you liked it! As part of my progress, I’ve implemented 8-directional movement, an attack system, a user interface, animations, and a 3-hit combo.
ToDo, jump attack and improving the enemy AI. There’s still… pic.twitter.com/MSWfijeJAh
— Zeichi Games (IndieDev) (@ZeichiGames) February 9, 2025