Vamos deixar de lado as histórias sobre Doom rodando em dispositivos “exóticos”, e focar em algo mais nostálgico: um “retorno às origens” com um port, digamos… invertido.

Embora a versão de Doom para PlayStation não tenha sido a primeira adaptação do clássico de PC, o jogo já havia sido adaptado para vários sistemas nos primeiros anos, incluindo Jaguar, 3DO e até mesmo o Super Nintendo. No entanto, o port para o console da Sony se destacou, especialmente porque o PlayStation era extremamente popular e muitos jogadores o tinham em casa.

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Este port apresenta características únicas, como a trilha sonora atmosférica maravilhosamente composta por Aubrey Hodges.

Em um movimento nostálgico, tanto a versão original de Doom para PlayStation quanto o Final Doom foram “re-portados” para PC graças aos esforços de BodbDearg, o criador do PsyDoom.

“Este projeto realiza engenharia reversa do PlayStation Doom e do Final Doom para PC”, afirma a página do GitHub do projeto. “O código é derivado diretamente do código original do PlayStation e agora é executado nativamente em sistemas modernos, sendo gradualmente convertido de instruções MIPS emuladas para código C++ estruturado ao longo do tempo.”

O que torna este projeto realmente impressionante é que os jogos se beneficiam de recursos modernos, como visuais em alta resolução e suporte widescreen. Além disso, você pode criar mods (uma tradição em Doom, aliás) e adicionar outras funcionalidades interessantes.

“O port é altamente preciso em termos de jogabilidade e foi verificado para reproduzir exatamente tudo de Doom e Final Doom do PSX (NTSC & PAL), usando as entradas originais do jogador armazenadas em demos”, continua BodbDearg. “O jogo também não possui dependências externas e só requer um arquivo .cue válido do disco original do jogo para ser executado.”