Hoje em dia, quando vemos Star Wars e seus muitos filmes, séries, quadrinhos, animações e games, nem paramos para pensar como foi que tudo começou. Sim, sabemos que Star Wars foi uma aposta de George Lucas que se mostrou como um dos maiores fenômenos culturais do século XX, mas no mundo dos games, também houve um começo.

Como todos sabemos, Star Wars iniciou sua trajetória nos cinemas de forma paralela ao mundo dos games. Ou seja, quando Episódio IV: Uma Nova Esperança fazia filas imensas nos cinemas em 1977, o Atari 2600 também estava chegando, gerando impacto semelhante e iniciando, também, um enorme legado entre os consoles caseiros.

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E a união destes dois fenômenos ocasionou, em 1982, o primeiro jogo de Star Wars já produzido. Baseado no Episódio V: O Império Contra-Ataca, o game chegou ao Atari 2600, mas também ao Intellivision. Foi publicado pela Parker Brothers, a mesma dona de Monopoly, e desenvolvido por Rex Bradford.

No game, o jogador assume o papel de um piloto rebelde, que tem como missão destruir AT-ATs em Hoth. O piloto deveria voar em busca de um AT-AT, com a ajuda de um simples radar, iniciando o combate logo quando um destes fosse avistado. Veja só como era o game para o Atari 2600:

E também para Intellivision:

Por se tratar de um jogo do início dos anos 80, a motivação principal do game não é acompanhar a história. Tanto que temos apenas o combate espacial no game, sem maiores referências ao filme. Mas sim a pontuação, em uma época no qual os melhores jogadores eram os que conseguiam sobreviver o máximo de tempo possível no game.

Assim, os melhores jogadores poderiam comemorar o fato de terem derrotado o maior número de AT-ATs, levando em consideração que eles eram bem difíceis. Era preciso atingir o inimigo 48 vezes, aumentando muito o desafio. Mas era o suficiente para, naquela época, trazer ao fã de Star Wars um gostinho do que era viver aquelas aventuras há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante.

Star Wars se tornaria, nos anos seguintes, em um enorme ícone do entretenimento, o que renderia diversos games. Alguns deles, inclusive, se tornaram clássicos, como a trilogia original que saiu para o Super Nintendo, o shooter Dark Forces, o inesquecível Knights of the Old Republic, ou mesmo a versão em LEGO. O que mostra que, assim como nos cinemas, a Força sempre esteve presente nos games, há quatro décadas.