Quem compareceu na Brasil Game Show 2022 viu de perto o trabalho feito pelo pessoal da Statera Studio com o desenvolvendo de Pocket Bravery, um jogo de luta feito por mãos “BRAZUCAS”, um dos gêneros mais amados pelos jogadores do Brasil que viveram as épocas dos fliperamas. Conversamos com fundador da Statera Jonathan Ferreira sobre o game que tem chamado a atenção da comunidade de jogos de luta

[WZ] Pocket Bravery chamou a atenção por ser um jogo de luta desenvolvido por brasileiros, podemos dizer que será o primeiro Game de Luta BR?

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[Jonathan Ferreira] Honestidade, diria que não. Temos o Capoeira Fighters e outros projetos que não foram lançados. Agora, dentro do Padrão de jogos de luta que a galera está acostumada, aí sim podemos dizer que é o primeiro.

Stand do Pocket Bravery

[WZ] O jogo me remete muito ao King of Fighters R-2, mas com muito mais trabalho de arte e mais bonito. A ideia inicial era fazer nesse estilo Super Deformed (SD)?

[Jonathan Ferreira] Inicialmente, iríamos fazer algo como KOFXlll, começamos a trabalhar nisso, mas era muito trabalho para poucas pessoas, levaríamos 3 vezes mais de tempo que o Pocket bravery que teve 3 anos de trabalho. Foi necessário um passo para trás para poder dar uns passos para frente. Pegamos referência de KOF R, Pocket Fighter, Metal Slug, Scott Pilgrim. Tem um pouco de cada game e criamos o nosso estilo, indo para o lado mais original.

Stand do Pocket Bravery

[WZ] O estilo de arte que vocês usaram trouxe muita personalidade, só de ver uma cena com qualquer personagem, já reconheceria na hora qual é o game.

[Jonathan Ferreira] Que bom, esse era o nosso desejo. E concordo com você! (hahaha). Crédito 100% ao Anderson e Márcio que estavam desde o começo e aos demais da equipe.

[WZ] Poderia falar um pouco sobre o Combo factory, realmente será uma fábrica de combo?

[Jonathan Ferreira] Não podemos falar muito sobre o modo, mas ele vai pegar na mão do jogador e ensinar a “combar”. Ele terá uma pegada particular, Será diferente do training e trials. Ele também vai explicar os termos como “chain combo”, “target combo”, o jogador vai ter uma imersão no jogo de luta

Figth!

[WZ] A última novidade foi o anuncio do Sho Kamui do Breakers, como foi trazer um personagem das antigas e adaptar para o Pocket Bravery?

[Jonathan Ferreira] Podemos dizer que fomos abençoados, pois não estávamos correndo atrás do personagem. A Publisher que nos procurou comprou os direitos da Visco e nos ofereceu isso, e dissemos: CLARO! Adaptamos Sho e guardamos segredo até o último momento. Se o diretor do Street Fighter 6 Takayuki Nakayama e o produtor Shuhei Matsumoto falaram que adaptação ficou boa, então eu acredito! (Haha).

[WZ] Ao executar um Super, temos um close no personagem e uma linda animação, como acontece nos jogos 3D de luta. Como foi trazer isso para um Jogo de luta 2D?

[Jonathan Ferreira]  Para implementar não é fácil, tem toda a questão de zoom in zoom out, tudo tem que estar “linkado”. No começo eu comentei com o Anderson, que é o nosso animador, que seria interessante algo assim, mas conversamos e por conta de tempo achamos melhor não fazer. Pouco tempo depois o Anderson falou: “John, vamos Fazer!” e adoramos o resultado.

Pegou a referência ? (xmvsfu)

[WZ] Isso mostra que pode se fazer muito com Pixel art?

[Jonathan Ferreira] Com certeza, Pixel Art não é algo retro, é uma expressão de arte. Escolhemos essa arte por ser algo que gostamos, que dominamos e que queríamos começar assim. Nada impede de no futuro outros jogos nossos serem em 3D ou em HD

[WZ] Da para ver uma serie de referências dos jogos de luta que fizeram a alegria dos Brasileiros, o pessoal de fora conseguiu identificar também?

[Jonathan Ferreira] Sim, reconhecem. Óbvio, a galera que já está acostumada com jogos de luta percebem mais as referências e costumam elogiar bastante, por remeter aos clássicos que hoje são deixados de lado.

Alguns personagens que estavam disponíveis para testes

[WZ] Após o lançamento, temos esperança de termos temporadas com novos lutadores?

[Jonathan Ferreira] Estamos focados no lançamento, que deve sair até o meio do ano de 2023. Temos em mente 2 Seasons, mas não podemos prometer, pois depende da venda do jogo.

[WZ] No futuro, existem planos de jogos de luta em pixel art, mas com os personagens grandes ao estilo KOF e SF?

[Jonathan Ferreira] Temos um time muito bom e não estaremos engessados em um estilo apenas. Estamos abertos a possibilidades. O Pocket Bravery terá um modo história robusto com no mínimo 5 horas. O Pocket Bravery é apenas uma parte da história, queremos dar continuidade com o Bravery usado os personagens grandes, não será uma história bobinha. Concluído o Pocket, daremos continuidade com o Bravery.

Vamos para cima e fazer acontecer outros jogos

Jonathan Ferreira (vestindo camisa preta) dentro do Stand do Pocket Bravery

 

Twitter – @pocketbravery

Instagram – @pocketbravery

Pocket Bravery tem lançamento previsto para 2023 no Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series S, Xbox Series X, Xbox One e PC.