É única a experiência de rememorar o passado pixel a pixel com as saudosas TVs de tubo ligadas aos nossos velhos consoles, entretanto é também indiscutível a praticidade e até mesmo a melhoria do desempenho de jogos antigos proporcionados pelos emuladores.

Já não é de hoje que os desenvolvedores por trás dos principais emuladores disponíveis possuem o intuito de irem além da reprodução fiel dos jogos e, assim, proporcionar uma experiência superior à dos console originais.

PROPAGANDA

Recentemente, tivemos a notícia do desenvolvimento de um “modo HD” na emulação de determinados jogos de Super Nintendo, através de um patch para o emulador bsnes, acelerando e suavizando os efeitos de rotação de telas de fundo processadas pelo método de renderização conhecido como Mode 7. Entretanto, agora é a vez de trazer um “modo HD” para um dos sistemas mais complicados de se emular: o Sega Saturn.

Conforme informado pelo site RetroRGB, programadores responsáveis pelo emulador YabaSanshiro (um port do antigo emulador Yabause) implementaram um modo para rotação de telas de fundo em alta resolução (“Hi-Res RBG“). Segundo um dos desenvolvedores, agora o referido processamento se dá em 60fps na resolução de 1080p.

Confira o vídeo abaixo com uma demonstração do feito:

Apesar de não ter provocado a mesma diferença perceptível como no caso do modo HD para reprodução do Mode 7 do Super Nintendo, ainda assim é uma grande evolução na emulação de Sega Saturn. Abaixo segue uma imagem apresentando lado a lado as diferenças:

Tela à esquerda com o jogo rodando normalmente e tela à direita com o modo “Hi-Res RBG” ativado

Por curiosidade, para quem não conhece o “HD Mode 7” na emulação de jogos de Super Nintendo, segue abaixo um vídeo demonstrando o aprimoramento com o jogo Pilotwings (tela à esquerda com o jogo rodando sem aprimoramentos, tela à direita com o modo HD ativado):