Um entusiasta da programação e grande admirador de Solid Snake divulgou um vídeo fascinante, revelando o que parece ser um protótipo funcional do Metal Gear Solid em um Sega Saturn.

O responsável pelo vídeo é o modder francês conhecido como Frogbull. O clipe inicia com a tela de inicialização do Sega Saturn, seguida pelos logotipos da Konami e Konami Computer Entertainment Japan. Em vez da extensa sequência de introdução do jogo original de 1998, o vídeo mostra apenas as opções de dificuldade e uma breve cena de Codec entre Snake e o Coronel, antes de pular para a abertura nas docas. O jogador explora as mecânicas do jogo e recebe uma chamada de Codec, desta vez do icônico Segata Sanshiro, o mascote japonesa da Sega.

PROPAGANDA

Na descrição do vídeo, Frogbull compartilhou mais detalhes, mencionando rumores de uma versão cancelada do Metal Gear Solid para Saturn após o anúncio do Dreamcast, desafiando as dúvidas sobre a capacidade 3D do Sega Saturn em relação ao PlayStation. O vídeo gerou debates online, levando Frogbull a convidar os interessados a visitar seu Patreon para mais informações.

Frogbull esclareceu que o protótipo foi desenvolvido ao longo de meses no motor Z-treme da XL2 e é executado em um emulador Sega Saturn via RetroArch, com um filtro CRT adicionado. Embora tenha optado por não compartilhar a ISO publicamente, ele expressou a possibilidade de continuar o projeto no futuro. A autenticidade do vídeo foi confirmada por verificação de imagens, realizada pelo desenvolvedor homebrew Saturn XL2, que confirmou a legitimidade do protótipo, mesmo que não tenha sido testado em hardware real.

Metal Gear Solid, lançado originalmente em 1998 exclusivamente para o primeiro PlayStation, recebeu um remake para o GameCube. No entanto, a versão original só foi relançada em consoles posteriores da Sony, até a chegada da atual coletânea que o disponibilizou, enfim, para consoles PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. Apesar de a Konami ter trabalhado em versões para o Saturn, o jogo, inicialmente destinado ao 3DO e posteriormente movido para o console da Sony, nunca chegou ao console da SEGA.

XL2 também está dando suporte a Frogbull, compartilhando código-fonte e sugestões, com a esperança de que o projeto continue evoluindo.