Lançado recentemente pelo studio brasileiro Pulsatrix, Fobia é um game de terror com exploração, resolução de puzzles e sobrevivência que traz vários elementos dos já conhecidos jogos Survival Horror, porém com sua identidade própria.
Para conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento do game, e ficar por dentro de mais um interessante jogo brasileiro, conversamos com Thiago Matheus, diretor do projeto Fobia e cofundador do estúdio sobre essa obra de terror em terras Tupiniquins.
Confira, a seguir, nosso bate-papo sobre este interessante game:
Warpzone: Fobia foi lançado em 28 de junho de 2022, mas desde as Alpha e a Beta o jogo já cativou a galera dos jogos de terror. Agora que ele foi lançado, o retorno da galera tem sido maior, como tem sido o feedback do público?
Thiago Matheus: Retorno sempre positivo. Óbvio que existiam críticas, pontos que precisavam de melhorias, ouvíamos sempre a comunidade tentado sempre melhorar a experiência que a galera estava tendo com o jogo, mostrando que podíamos oferecer algo mais legal ainda
WZ: Como foi a resposta assim que lançaram o financiamento coletivo?
Thiago Matheus: Já tínhamos planejado de fazer uma campanha na catarse. Como não éramos ninguém no mercado, trabalhamos cerca de 1 ano em uma build para demonstrar a qualidade do projeto e assim lançar o financeiro coletivo. Conseguimos bater a meta faltando 15 dias para o fim da campanha e foi um sucesso
WZ: A ideia de trabalhar com um Hotel já existia desde o começo ou tinham pensado em outro ambiente, uma Mansão por exemplo (haha)?
Thiago Matheus: Quando era apenas eu no projeto, minha ideia era ambientar em um hospital, conforme os meus sócios entraram, nos descartamos essa ideia e recomeçamos com a ideia de um quarto, isso foi evoluindo até chegar no hotel que temos no game
WZ: O jogo tem muitos elementos de vários dos títulos clássicos de terror, parece um “Resident Hills”. Como é pegar tantos elementos e trazer para o jogo?
Thiago Matheus: Fobia é bem inspirado em Resident Evil, Silient Hill, Fatal frame. Todos eles foram a nossa base, mas desenvolvemos nossas próprias mecânicas como a mecânica da câmera. Não só temos inspiração nos games, como nos inspiramos em filmes e séries, como “O Iluminado” e “Dark” na questão de viagem no tempo.
WZ: Um dos pontos bem elogiados são os puzzles, como é desenvolver um enigma e ver a galera “quebrando a cabeça” para resolver?
Thiago Matheus: É muito legal ver isso. O pessoal pode reclamar de resolver os puzzles, mas lembrem que fazer os puzzles é muito mais difícil!
WZ: A exploração é gigante e necessária. Mas a ambientação e a trilha sonora estão incríveis e aumenta muito tensão no game para realizar a exploração.
Thiago Matheus: Tentamos trabalhar de todas as formas que conhecemos. Com essa questão de terror psicológico, testamos bastante elementos. Como Silient Hill, criamos um ambiente que te deixasse apavorado e sempre alerta para ver o que pode acontecer
WZ: O título se passa em Santa Catarina. Essa ideia de ambientar no Brasil já existia desde o começo?
Thiago Matheus: Sempre tivemos essa ideia, conforme desenvolvemos a história, precisamos de uma cidade que se encaixa-se com a nossa lore. Achamos essa cidade em Santa Catarina chamada “Treze Tílias” e criamos a nossa “Treze Trilhas”!
WZ: Uma curiosidade, a equipe é fã dos filmes de terror, tem aquele Slasher do Coração? (haha)
Thiago Matheus: Somos apaixonados por filmes de terror!
Eu adoro os primeiros Jason (Sexta-feira 13) e filmes do Freddy Krueger (A Hora do Pesado)
WZ: Qual tempo de campanha o jogador pode levar para concluir o jogo na 1° vez?
Thiago Matheus: Média 8 a 12 horas porque o jogo depende dos puzzles.
WZ: Temos puzzles secundários no game, se o jogador for fazer todos isso com certeza levará mais tempo
Thiago Matheus: Fazendo os todos os puzzles, a campanha pode levar de 25 a 30 horas.
WZ: Qual o próximo passo do estúdio, tem um novo titulo em mente ou já vai ter um Fobia Part 2?
Thiago Matheus: Hoje estamos dando suporte ao Fobia por ter sido lançado recentemente.
Temos outros trabalhos que ainda não podemos falar, mas em breve podemos ter novidades.
Fobia – St. Dinfna Hotel já está disponível para plataformas PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series S, Xbox Series X, Xbox One e PC.
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