O uso de game engines , embora não obrigatório, é sempre interessante durante o desenvolvimento de jogos digitais para que não seja necessário, a todo momento, “reinventar a roda” e assim termos ferramentas essenciais para programar, renderizar, trabalhar o game design, inserir sons, dentre outras possibilidades. Existem diversas ótimas game engines no mercado, como Unity 3D, Unreal , Game Maker e Construct 3. No entanto, recentemente uma nova game engine tem recebido merecido destaque pela comunidade desenvolvedora de jogos e com ótimas perspectivas para o futuro, a Godot Engine.

OddVenture

A primeira versão estável da Godot Engine, desenvolvida por Juan Linietsky e Ariel Manzur na Argentina, foi liberada para uso em 2014, sob licença MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ou seja, Godot é uma game engine completa, gratuita e de código aberto. Tanto que, atualmente, existe uma grande comunidade de desenvolvedores, em todo o mundo, trabalhando em pról de tornar a ferramenta cada vez mais aprimorada.

PROPAGANDA

Com a Godot, tanto jogos 2D quanto 3D podem ser desenvolvidos. O mais interessante é que os ambientes, para cada dimensão, são separados não interferindo na performance um do outro. Assim, tanto o 2D como o 3D são nativos da engine.

ProtoCorgi
TailQuest Defense

A Godot trabalha com sistema de scenes e nodes, de modo que cada componente é um node e esses podem ser reunidos, em árvores, para compor as diferentes scenes. Dessa forma, podemos considerar, por exemplo, que o Player é uma scene que pode ser formada por um conjunto de nodes, como sprite, colisor, mira e sons. Esse poderá ser adicionado em outras scenes, e assim por diante, para compor o level ou o game em si.

Exemplo de sistema de nodes na scene Player de um game de space shooter

Na Godot, podem ser usadas diversas linguagens de programação para desenvolver os jogos, seja C#, C++, Visual Scripting e, principalmente, GDScript, uma linguagem própria da engine, bem intuitiva e poderosa, baseada em Python. Assim, a Godot consegue atingir diferentes públicos, desde aqueles que não conhecem ou não tem desejo de programar até programadores experientes. Além disso, a engine pode ser usada tanto em Windows como em Linux e consegue exportar tanto para Desktop, Mobile, Web e Console (esse último via Publisher).

BLASTRONAUT on Steam
Blastronaut

Diversos desenvolvedores já consideram a Godot como sendo uma das melhores ferramentas para criar jogos na atualidade, mesmo sendo bem jovem. A engine conta com diversas features que permitem criar jogos belíssimos, forma excepcional de trabalhar (scenes e nodes) e programar. Isso, somado ao fato de ter alta performance e trabalhar com games 2D e 3D nativamente, são fatores que estão trazendo cada vez mais usuários, novos ou provindos de outras engines, e que podem ameaçar o império de outras grandes ferramentas disponíveis no mercado. Vamos acompanhar o crescimento dessa maravilhosa ferramenta e ver o que o futuro aguarda.