KOF XIV, como muitos sabem, não foi uma unanimidade. Houve quem gostasse do game, mas também houve quem reclamasse do jogo, especialmente nas questões online. Assim, a sua sequência teria a missão de não só manter a franquia ativa, como de fazer KOF voltar a ser um game relevante, como no passado.
E olhando para o passado que a SNK buscou maneiras de fazer seu novo game. A desenvolvedora deve ter olhado bastante os The King of Fighters, dos anos de 1994 até 2002, para entender que a simplicidade daqueles dias, pode ser bem aplicado ainda nos dias de hoje.
Mas claro, quando digo simplicidade, não digo do gameplay, que na época era bem complexo e completo, oferecendo aos fãs centenas de opções de jogatina com os muitos personagens. Quero dizer dos recursos do game, em dias nos quais muito se investe em “modos história” ou crossovers.
KOF XV não quis nada disso. Focou apenas em ser um game de luta, três contra três, como era no passado. Os modos de jogo, por exemplo, são os essenciais, como o modo história que, como nos anos 90, é formado por oito estágios e um final para cada time, com finais especiais com times específicos.
Além disso, há o modo treino, um versus, um modo de missões e outro de tutorial, para aprender tudo o que o jogo tem para oferecer. E o modo online que, apesar de ainda não ser possível avaliar com certeza, uma vez que o game não foi lançado, as experiências com os betas do jogo, com o uso do netback rollcode, já mostram que o game será bem movimentado no mundo online.
Seu gameplay é um misto da simplicidade do passado, mas sem os modos complexos da SNK daqueles dias. Por exemplo: a barra de energia, de três níveis, pode ser usada para especiais simples até os supremos, com o jogador tendo maior diversidade sobre o que fazer com ela. E, custando dois níveis, ainda é possível ativar o Max Mode, modo que permite que o lutador fique mais forte, temporariamente.
E tudo isso faz com que novatos possam curtir o game sem grandes problemas, afinal o game tem até um sistema simplificados de combos, mas também faz com que veteranos aprendam suas mecânicas, dominando-as com mais eficiência e se divertindo mais nos modos online, que é a área mais convidativa do jogo.
Tudo isso em um visual muito bem caprichado, e detalhado. Cenários bacanas, cheios de vida, se unem a personagens que, assim como Samurai Shodown, estão muito bem construídos, detalhados, e que ainda contou com uma direção artística que privilegiou o clássico, mas sem deixar de modernizar a série, incluindo os novos personagens.
São 39 lutadores, com mais slots que serão adicionados por DLC, e uma variedade de equipes que podem ser feitas, para, como disse anteriormente, levar o jogador para o modo o qual a SNK mais aposta para esta versão: o modo online.
KOF XV chega em 17 de fevereiro para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X|S e PC.