O Super Nintendo foi um console que, como todos os outros, passou por revisões durante o seu ciclo de vida. Mesmo antes do Super NES Baby, que remodelou o design externo do videogame, o console foi alterado em seu interior, tendo seus componentes modificados ou realinhados.
E, em 1995, uma alteração em especial resolveu um problema que acompanhou o console desde o seu lançamento, a correção do sinal do videogame. O console original tinha dois chips de vídeo, que deixavam o sinal um pouco desfocado. Claro, o problema era perceptível para quem tivesse um olhar mais crítico, mas ainda assim era uma dificuldade.
Este problema foi resolvido na revisão, quando nasceu a designação “1CHIP” e “2CHIP”, como é bem falado no mundo do colecionismo ou dos entusiastas. O console “1CHIP” é o que traz a melhor imagem possível para o Super Nintendo, em seu hardware, e é bem valorizado no mercado de revenda.
Mas um engenheiro conhecido no mundo dos consoles antigos, conhecido como Voultar, criou um mod que resolveu esse problema em todos estes problemas presentes nos conhecido como consoles 2CHIP.
My friends, the SNES 2CHIP Edge Enhancer is 90% ready to go. I would like to write a few paragraphs about it, if that's OK.
1) My design is 100% all original. It's not based off of any forum post or esoteric website dedicated to any kind of video fixes. I broke SNES' DAC down… pic.twitter.com/D2H3bwZTM8
— Voultar (@Voultar) May 20, 2023
O mod, que ganhou o nome de SNES 2CHIP Edge Enhancer, foi resultado de uma grande pesquisa sobre a arquitetura do console. Voultar pesquisou a construção do console, e investigou os motivos para o problema com a nitidez dos videogames.
A correção envolve solda em uma instalação simples de 5 fios, que pode ser feito por qualquer pessoa que domine o mínimo do uso de um ferro de solta. A peça suporta todas as versões do Super Nintendo com 2CHIP. Voultar deixa claro que a solução é uma correção de hardware e não um filtro que amplifica o vídeo.
Além disso, o engenheiro deixa claro que esta solução é relevante, mas não a definitiva, afinal o Super Nintendo tem sinal de vídeo analógico, o que faz com que consoles específicos possam ter problemas vindos de outras fontes.