As game engines (motores de jogos) são softwares que reúnem diversas ferramentas para desenvolvimento de games, como física, colisões, inputs, dentre outras. Existem diversas game engines disponíveis para desenvolvimento, algumas mais especialistas, outras mais generalistas. Anualmente, a Gameology, estúdio e escola de desenvolvimento de jogos digitais (@gameology_jogosdigitais) realiza uma pesquisa sobre as game engines mais usadas naquele período.

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Os dados que embasaram essa pesquisa são proveninentes de entrevistas realizadas com mais de 80 desenvolvedores de jogos. Consideramos como relevantes questões sobre vínculo de trabalho (independente ou indústria), dimensão dos jogos desenvolvidos (2D, 2.5D ou 3D), nível profissional (iniciante, intermediário ou avançado) além da game engine usada. Sendo que, para cada questão, com excessão do nível profissional, o entrevistado poderia selecionar mais de uma alternativa.

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Dos desenvolvedores que partiparam da pesquisa, 75% foram programadores, seguidos por game designers e artistas. Desses profissionais, 90% são desenvolvedores independentes, ou seja, não trabalham vinculados a indústria de jogos. Com relação ao nível profissional, 44% dos desenvolvedores entrevistados se considera iniciante, 37% intermediário e 19% avançado. E, a maior fração desenvolve jogos 2D (87%) seguido do 3D e 2.5D.

Em relação às engines mais usadas para desenvolvimento de jogos em 2023, os destaques são, na ordem, para Unity, GameMaker, Unreal e Godot.

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A Unity foi a game engine mais usada, o que, provavelmente está relacionado a um conjunto de favores como versão gratuita, robustez e versatilidade, sendo usada para desenvolver jogos desde o 2D mais simples até o 3D mais complexo, além de realidade virtual e aumentada, balanço entre eficiência e requisitos de hardware, ferramenta de mercado indie e indústrial e linguagem de programação adotada (C#).

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O GameMaker é uma engine veterana (desde 1999) e especializada em desenvolvimento de jogos 2D. O fato de ser uma ferramenta estável, gerando confiança entre os desenvovedores, com diversas atualizações constantes, melhorias e aprimoramentos técnicos, jogos de relevância publicados nas mais diversas plataformas e linguagem de programação especilizada em jogos (GML) fez com que essa engine atingisse essa posição no ranking. Além desses fatores é importante ressaltar que o GameMaker se tornou gratúito, para uso não comercial, em 2023. Isso fez com que muitos desenvolvedores migrassem para o GameMaker. Para uso comercial as licenças não tem preço elevado e ainda são permanentes (não são assinatura).

Develop any game using gamemaker for pc, mac, mobile, etc

A Unreal é a engine com maior poderio 3D em relação as demais do ranking. Embora seja uma ferramenta que pode ser usada para desenvover jogos 2D, o foco da ferramenta  é realidade gráfica e faz isso com maestria. No entando, os requisitos de hardware para que a Unreal funcione eficientemente são extremos o que dificulta para o desenvolvedor, principalmente independente. Unreal faz uso de C++ ou Blueprints para programação.

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A Godot é uma engine free e open-source, está em constante aprimoramento pela crescente comunidade desenvolvedora e se mostra promissora. Godot faz tanto jogos 2D quanto 3D e tem recursos muito interessantes. No entanto, devido a ser uma ferramenta mais recente (2014), desenvolvedores alegam certa instabilidade e necessidade de melhorias a serem implantadas, a dificuldade de portar para consoles e menor número de jogos de relevância. Esses fatores fazem com que alguns desenvolvedores estejam inseguros em usar a engine. Godot faz, principalmente, uso de GDScript, linguagem semelhante ao Python, e C#.

Games Made In Godot Showcase - YouTube

É importante salientar que o presente resultado da pesquisa não reflete a melhor ferramenta, visto que isso depende da afinidade e habilidade do desenvolvedor, o que pode variar um profissional para outro. O intuito é mostras as ferramentas mais usadas e observar as tendências para os próximos períodos.

Agradecemos a todos os desenvolvedores que usaram um pouco do seu tempo para participar da pesquisa.