Resident Evil teria um port para Game Boy, e disso quase todo mundo já sabe. Aquele “clássico que nunca existiu”, mas cuja ROM ficou disponível e todos puderam ver as ideias da Capcom para o portátil, que depois foram adaptadas e transformadas no RE: Gaiden que conhecemos.

Mas a comunidade de fãs, que seguem fazendo projetos interessantes para os mais variados consoles antigos, resolveram abraçar o portátil novamente, fazendo um novo port para o Game Boy, mas usando de suas próprias ideias, ao invés de “imitar” o que a Capcom propôs no jogo cancelado.

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Quem propôs este port não-oficial foi Jayjay-1992, que imaginou um port no qual a exploração seria mais explorado do que o terror, assumindo que o portátil não ofereceria a mesma ambientação do que foi apresentado no PlayStation e Saturn. O gameplay, de forma geral, rola de forma semelhante a qualquer RPG do Game Boy, incluindo Pokémon. Mas com o estilo clássico do game original, com seus puzzles, ação e até inventário disponível.

Entretanto, é possível ver um enorme capricho por parte de seu desenvolvedor, pois a Mansão Spencer está com todos os seus cômodos reconstruídos assim como no game original, guardadas as limitações do portátil monocromático. Os diálogos acontecem por janela de texto, e até a lendária introdução foi adaptada, com cutscenes cumprindo o papel de recriar a clássica apresentação.

O game conta até com a clássica animação de abrir portas ou usar escadas, para trocar de cômodo.

Quem tiver o interesse de conhecer o game, pode jogar o game no navegador, onde é possível também baixar a ROM para experimentar em seu Game Boy original, ou em qualquer dispositivo que rode games do portátil. No momento, o game “termina” na saída da mansão, quando você usa as quatro crests, e pode sair da mansão para seguir a aventura.