Jogos com a temática retrô, principalmente aqueles desenvolvidos usando pixel art, encantam o coração de muitos jogadores, especialmente àqueles que vivenciaram games semelhantes na infância ou adolescência. Esses games despertam a nostalgia e o carinho de jogadores old school e a admiração daqueles que, a pouco tempo, se enveredaram no fantástico mundo dos videogames.

Alguns estúdios e desenvolvedores independentes tem focado em produzir jogos dentro do universo retrô. Este é o caso de Marcos Fuchter Leandro, do Canal Marcos Game Dev. Marcos começou a se interessar por jogos ainda criança, fazendo uso da ferramenta RPG Maker. Em 2017, criou o canal no YouTube e segue publicando e ensinando conteúdos sobre desenvolvimento de jogos, especialmente na Game Engine Construct, de forma gratuita, além de ministrar diversos cursos na área. Seu mais novo jogo de plataforma Rift Racoon, lançado no final de 2019, traz muitas referências aos games clássicos, como Super Mario Bros Sonic the Hedgehog, além de outros games Indies, como Duck Souls e Celeste. Mas, não deixa de inovar em suas mecânicas e dificuldade elevada.

O game conta a história do pequeno guaxinim de estimação Tucker que vive, livremente, em um laboratório científico e o único lugar que o animalzinho não tinha acesso, ao menos no início, era a sala de experimentações.

Tucker e seu cientista favorito

Um certo dia, o cientista responsável pelo guaxinim deixou a sala de experimentações aberta, fazendo com que o animal se fundisse com o experimento em andamento, um teletransporte. Isso transformou o pequeno animal em um guaxinim teletransportador. As novas habilidades permitiram com que Tucker evadisse do laboratório para o mundo. Porém a todo momento o animal é perseguido por um robô misterioso, de intenções desconhecidas.

O momento no qual Tucker encontra o teletransporte

O game conta com 50 fases das mais diversificadas, as quais deverão ser vencidas fazendo uso de sua principal mecânica, o teletransporte. Com essa nova habilidade, Tucker poderá ultrapassar paredes a curta distância ou atingir áreas que seriam impossíveis sem a mesma. Ao longo das fases, podemos coletar diamantes que liberam cores diferentes para Tucker.

O guaxinim, protagonista do game, e um dos cientistas do laboratório
Um dos níveis de Rift Racoon
Mecânica do teletransporte

O game foi desenvolvido em aproximadamente seis meses e contou com uma equipe de seis profissionais, um programador/game designer, três artistas, um músico e um sonoplasta (sound designer).

Rift Racoon está disponível para compra na Steam e você pode adquiri-lo clicando aqui.