Mario Maker foi um dos jogos mais impressionantes da geração passada. Aqueles que tiveram a oportunidade de jogar o game se depararam com duas coisas incríveis: A primeira foi um jogo do Mario com fases infinitas, a segunda foi um dos criadores de fase mais intuitivos já vistos.
Maneiras de criar fases de Mário sempre existiram nas comunidades de romhack, mas, apesar de que de uns tempos para cá a comunidade tenha criado ferramentas para facilitar a criação, ainda é bastante complexo criar um hack, além de instalar patches nas roms para joga-los também não é tão simples.
Com o sucesso do lançamento de Mario Maker surgiram as perguntas: Onde está o jogo maker de Zelda, Sonic, Metroid… onde está o Mega Man Maker? Enquanto esse ultimo não aparecia de forma oficial, fãs do bombardeiro azul se juntaram e decidiram tomar essa tarefa para si mesmos e, dessa forma, foi criado Mega Man Maker.
E o mais surpreendente. Talvez esse fangame seja melhor que o oficial Mario Maker…
O modo de construção de fases é rico em elementos. Ao criar suas fases você terá acesso a backgrounds, musicas, chãos, inimigos, engenhocas, itens, chefes e personagens jogáveis de todos os jogos da franquia Mega Man. Objetos de épocas que não sejam 8bit foram recriados para estética antiga da serie e estão sendo adicionados a cada atualização.
Não há muitas limitações impostas na hora de montar suas fases. Permitindo muito mais liberdade nas escolhas de design e de estética. Experimentando o jogo fiz uma fase que começava com backgrounds noturnos e fui trocando os backgrounds até o final da fase ser o começo do dia. Para isso usei elementos de 5 jogos diferentes.
Essa liberdade se estende a musicas também. É possível ditar quando uma musica é trocada por outra, o que ajuda na hora de criar o clima desejado para cada sessão de suas fases.
Outra liberdade é a possibilidade de escolher os personagens jogáveis. Para personagem nós temos Mega Man, com seus controles básicos, Protoman, com o seu escudo refletidor de projeteis, Bass com seu pulo duplo e possibilidade de mirar seus tiros e Roll com seus golpes a curta distancia e cambalhota invencível. Mas uma fase não é estritamente para apenas um personagem, os desenvolvedores adicionaram um item coletável que permite a troca de personagem no meio da fase.
O mesmo funciona para as armas. Quase todas as armas dos chefes robóticos estão disponíveis para aumentar o arsenal dos personagens ou até para substituir a arma inicial do personagem. A possibilidade de mudar a arma básica dos personagens faz com que algumas fases se tornem extremamente únicas e muito diferentes do que vemos em jogos regulares da franquia.
Além disso, o espaço para a criação das fases é gigantesco. Cada fase tem acesso a mil telas (sim, 1000). Essas telas podem ser conectadas para formarem corredores horizontais ou verticais.
Então, com toda essa liberdade, Mega Man Maker se torna algo maior do que apenas uma ferramenta de criar fases de Mega Man… ele também é usado na criação de metroidvanias.
As fases mais comuns feitas pela comunidade não são essas fases criadas para serem jogadas por uma, duas, ou três horas, mas sim fases de 4 – 20 minutos igual as fases tradicionais dos jogos de Mega Man. Isso acontece por um único motivo: por se tratar de um fangame, a maior parte do publico são fãs da franquia que queiram criar suas próprias fases.
Mas, apesar de serem menos comuns, também há fases que sejam quebra cabeças ou de estilo kaizo (plataforma de extrema dificuldade) entre outros estilos.
Obviamente, nem todas as fases são boas. Ainda é possível encontrar uma que seja uma sala com 10 mestres robôs empilhados um em cima do outro. Entretanto algo muito interessante que foi notado pela comunidade de Mega Man é que, por causa da barra de vida e da invencibilidade temporária após ter recebido um ataque, fases criadas por designers menos habilidosos não são tão insuportáveis quanto em Mario Maker e Little Big Planet, pois a punição por um erro não é tão grande em Mega Man quanto nestes outros jogos.
Algo bacana que aconteceu com a criação de Mega Man Maker foi que o criador principal do jogo começou a trabalhar com a equipe de desenvolvimento do jogo 30XX, um roguelike inspirado em Mega Man X, para desenvolver um modo de criar fase para o game. Em um tweet o desenvolvedor disse: “Para aqueles que queriam um Mega Man X Maker, 30XX é o jogo mais próximo disso”. 30XX entrou em Early Acess neste mês.
Mega Man Maker é surpreendente. Não só é uma ótima ferramenta para criar fases, uma comunidade engajada e um jogo de plataforma infinito, como também é tudo o que nós gostamos dos jogos da serie. Mega Man Maker fez eu ter mais apresso pela franquia como um todo.
Você pode baixar Mega Man Maker no site oficial do projeto: megamanmaker.com