A Sony registrou uma patente que merece muita atenção dos fãs de jogos antigos. Anunciado em um tweet de Renda_schedule, a patente sugere a emulação de jogos de PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3 em uma máquina virtual, com direito a sistema de troféus.
SIEのPS5?特許情報をメモします。
・PS1/PS2/PS3、様々な世代のゲーム機にわたる大量のゲームタイトルが、クラウドゲーミングライブラリを介して蓄積され利用可能。
・これらのゲームは、それぞれのゲーム機に関連したオペレーティングシステムを模倣した仮想マシンの上で実行可能。 pic.twitter.com/TsWV859OLd
— れんか (@Renka_schedule) July 4, 2020
A patente, apurada e traduzida pela IGN, diz que “um número grande de jogos de PS1, PS2 e PS3 e diversas gerações de consoles podem ser armazenados e utilizados via nuvem em biblioteca virtual de jogos. – Estes podem ser rodados em máquinas virtuais que emulam os sistemas operacionais associados a cada console.”
Já que estão falando em nuvem, o mais adequado para esta iniciativa seria que os games fossem adicionados ao PlayStation Now, serviço de games por streaming da Sony, que ainda não está disponível no Brasil. Tal serviço é equivalente ao xCloud, que a Microsoft já está oferecendo no Brasil, mas por enquanto funciona em caráter de testes.
Vale lembrar que registro de patentes não significa certeza de lançamento de produtos ou serviços. Milhares de patentes são registradas, apenas para garantir ao fabricante, os direitos de uso. A Nintendo, por exemplo, registrou patente anos atrás de um case para smartphone com formato de Game Boy, mas nunca foi anunciada ou comercializada.
E, falando em Sony, há também questões com direitos autorais. Enquanto a Nintendo, por exemplo, possui direitos diretos sobre diversos clássicos de seus consoles, a Sony, em seus primeiros dias, não era detentora dos direitos de seus exclusivos, como Metal Gear Solid, os seus games Final Fantasy, ou a série Tekken. O conceito de “exclusivos” evoluiu na geração seguinte, com God of War como grande nome, e consolidado na época de PlayStation 3 e PlayStation 4. O que renderia, negociações específicas com alguns games, e ausências sentidas de outros títulos.