The Legend of Zelda: Ocarina of Time, game que é considerado por muitos como um dos melhores de todos os tempos, é jogado até hoje. Lançado no Nintendo 64 em 1998, conta com versões para outros sistemas da Nintendo GameCube, Wii, WiiU e 3DS.
Com uma campanha que leva cerca de 25 horas para ser concluída, é um game bem comum de ser encontrado na comunidade do speedrun. Assim, usando de bugs e atalhos, os jogadores buscam sempre terminar o game no menor tempo possível.
É claro, esta modalidade exclui toda a experiência do gameplay proposta pelos desenvolvedores, mas traz um jeito novo de se aproveitar games de todos os tipos.
Um speedrunner, chamado Savestate, trouxe sua contribuição para o cenário, terminando Ocarina of Time em exatos quatro minutos e 51 segundos. Para “jogar contra o tempo”, ele escolheu uma versão de demonstração do game presente em Super Smash Bros. Brawl, game de Wii.
A demonstração, que trazia além de Ocarina outros games como Super Mario Bros. e Star Fox 64, conta com um cronômetro que oferece apenas cinco minutos de jogatina. Terminado o tempo, o jogador era direcionado para o Virtual Console, onde era oferecido o jogo completo.
Assim, explorando o game e lutando contra o relógio, ele conseguiu terminar o jogo de forma rápida, e publicou o resultado em um vídeo: