Alguns jogadores mais velhos conhecem o simpático game Croc: Legend of the Gobbos, lançado em 1997 para PlayStation, Saturn e Windows. Mas, muitos mais conhecem Super Mario 64, game lançado junto com o Nintendo 64 e que foi um divisor de águas na transição dos games em 2D para os novos jogos tridimensionais.

Mas você sabia que eles possuem uma conexão bem inusitada? Quem confirma esta ligação é Jez San, fundador da Argonaut Software, estúdio britânico que viveu entre os anos de 1982 e 2004. O estúdio também foi o responsável por projetar o chip Super FX e lançar para o Super Nintendo o lendário Star Fox, game que chamou muita atenção na época por levar gráficos poligonais ao console 16-bits, graças ao estúdio de San.

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Esta ligação com a Nintendo fez com que San, conforme disse na entrevista, sugerisse à Nintendo a criação de um jogo de plataforma tridimensional, algo inédito para a época. “Nós inventamos isso”, deixa claro o designer. No entanto, como a Nintendo dificilmente permite que usem a imagem de Mario em seus projetos, o time usou o Yoshi.

Como resultado, surgiu Yoshi Racers, que foi apresentado à Shigeru Miyamoto, que apesar de gostar da ideia, acabou recusando. Mas Jez apontou que, o que ele apresentou para a Nintendo se parecia muito com o que foi apresentado em Super Mario 64, lançado em 1996.

Jez ainda conta que encontrou Shigeru Miyamoto em um evento após o lançamento de Super Mario 64, e segundo ele, o criador de Mario disse: “Sinto muito que acabamos não fazendo esse jogo com você, mas obrigado por nos dar a direção para Super Mario 64”.

Ainda assim, a Argonaut queria desenvolver um game desta espécie. Assim, unindo esforços, o time criou seu próprio game, com história e personagens novos, resultando no game Croc que saiu um ano depois do game de Mario. O game chegou a ganhar uma sequência em 1999, mas como sabemos, ficou muito atrás da popularidade de Super Mario 64, game que ditou o que seria jogos em 3D dali para a frente.

Por isso, Jez reconhece que se tivesse lançado o game, mesmo sendo o Croc, antes de Super Mario 64, talvez o seu game fosse quem realmente tivesse revolucionado a indústria, naqueles dias. “Estivemos trabalhando nele por quatro anos, mas a Nintendo tem recursos ilimitados, e conseguiu lançar o jogo dela primeiro”, comentou.