O desenvolvimento de jogos independentes está alcançando um nível técnico cada vez maior. A cada ano, games indie com temáticas e mecânicas singulares estão sendo criados e apresentados aos jogadores, especialmente no cenário nacional. Na Retrocon 2024, realizada nos dias 2 e 3 de agosto, em São Paulo – Brasil, desenvolvedores apresentaram jogos de altíssimo nível, de diferentes gêneros, fazendo uso das mais diversas tecnologias – Game Engines.

Aqui, vamos apresentar as game engines usadas para desenvolver alguns dos jogos apresentados na Retrocon 2024, um evento único cujo foco está relacionado à games com temática retro, realizado como uma parceria entre a WarpZone, A Casa do Videogame e a Mr. Games.

PROPAGANDA

———————————-Cyber War: Neon City ————————————–

Game Studio: Cyber Monkey Studio

Gênero: Roguelite

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Wenes Soares – Programador e Game Designer
– Renan Calixto – Pixel Artista e Game Designer
– Gilliard Andrade – Animador 2D e Game Designer

O jogo se passa em um universo futurista no qual gorilas cibernéticos dominaram e escravisaram a todos os habitantes da raça humana. Caberá ao herói Printer e sua arma Blue defender e libertar a humaninde.

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Cyberwar: Neon City on Steam

Cyberwar: Neon City on Steam

—————————————-Infinitevania ——————————————-

Game Studio: JHT Games

Gênero: Metroidvania

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Henrique Teodoro – Game Designer, Programador e Social Media
– Hugo Andrade – Diretor de Arte e Animador
– Ricardo da Silva – Artista
– Tatyana Jacques – Sound Designer
– Victor Oliveira – Programador

O game é fortemente inspirado em jogos retro clássicos, como Castlevania: Symphony of the Night e Megaman, além de outras fontes mais atuais como Hollow Knight, Ori e Blasphemous. O jogo tem o foco no combate, exploração, puzzles e uma narrativa envolvente.

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Infinitevania Download - GameFabrique

Infinitevania no Steam

————————————-Green Memories——————————————

Game Studio: Tengukaze Studio

Gênero: Action RPG, com elementos Survival

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Eduardo Hirosse (Dudu) – Game Designer
– Eduardo Resende (Edu) – Sound Designer
– Claudio Cascini (foxxdrive) – Artista
– Paulo Guilherme Costa (Sonng) – Programador
– Alexandre Albino (xandin) – Programador
– Welerson Pawlak (wel) – Programador

Em um futuro distópico marcado por condições climáticas extremas e devastado por guerras, um grupo de cientistas embarca em uma expedição para revitalizar uma área deserta. Após instalar instrumentos de medição, um terrível desastre ocorre e a equipe desaparece. Alguns anos depois, outra equipe é enviada para o mesmo local para recuperar os instrumentos e desvendar pistas sobre a equipe anterior.

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——————————–Broken Hero: Slime Tower———————————–

Game Studio: Green Tale Studios

Gênero: Metroidvania

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Caio Vinícius Oliveira dos Santos – Editor de vídeo
– Camilla Alves Matias – Concept art, Pixel art e UI design
– Carlos Manuel Veras Lopes – Animação, Concept art e Pixel art
– Daniel Castilho Aragão – Direção de arte, Concept art e Pixel art
– Davi Magno Muniz Nobrega – Roteiro
– Fabio Gomes de Abreu – Programação e Game Design
– John Weslley Lima do Nascimento Cruz – Animação e Game Design
– Matheus Henrique Vicente Faria – Programação e UI design
– Patrick Aurelio de Jesus Ferreira – Marketing, Concept art, Pixel art e Relações públicas
– Rafael Alipio Harada – Direção, Produção, Level Design, Programação e Relações públicas

O jogo é uma mistura espiritual de Kirby e Hollow Knight, um metroidvania de pixel art em que controlamos um slime, que permitirá o jogador absorver poderes de inimigos e mudar a dinâmica do jogo e acessando novos lugares.

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—————————————Monster Meals——————————————-

Game Studio: Giant Warrior Studio

Gênero: Simulação

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Murilo Costa – Programador e Game Designer
– Vinicius Sanchez – Artista

Monster Meals é um jogo de culinária onde você controla um pequeno monstro chef em seu food truck, preparando refeições com criaturas exóticas para clientes monstruosos. Sirva rapidamente antes que você vire a próxima refeição!

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——————————————Railgunners——————————————

Game Studio: Expresso Studios

Gênero: Space Shooter

Game Engine: GameMaker

Equipe:

– Filipe Daniel Souza Brizolara – Game designer e Artista
– Daniel Dante – Compositor e Sound designer
– Adrien Combecau – Programador
– Luiz Alves – Programador
– Canoi Gomes – Programador

Railgunners é um clássico game space shooter baseado em Gradius, R-Type e Ikaruga. Mas, o que torna Railgunners único é o fato de que a sua barra de vida constantemente diminui, sua vida é seu combustível! E a única forma de reabastecer esse combustível é derrotar os inimigos e colher os recursos que eles liberam. O jogo também possibilita o jogador a equipar a sua nave com melhorias e armas que façam sentido de acordo com o estilo do jogador, essas armas e melhorias serão liberadas conforme o jogador progride no jogo.

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————————————Momo and the Mine—————————————

Game Studio: Tamboril Studio

Gênero: Plataforma

Game Engine: Construct 3

Equipe:

– Ítalo – programação e arte
– Bruno Moraes – trilha e efeitos sonoros.

Ajude esta carismática toupeira a coletar palitos de fósforo, perpassando 40 levels,  em uma mina assombrada. O game tem jogabilidade fácil de aprender e controles precisos, belos gráficos em pixel art que remetem os mais saudosos clássicos da era 8-bit. Para acrescentar, está disponível, opcionalmente, um filtro retro além de um chiptune que aumentará ainda mais o fator nostalgia.

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—————————————–Mullet MadJack—————————————

Game Studio: Hammer95 Studios

Gênero: First-Person Shooter

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Alessandro Carlos Martinello – Diretor do jogo
– Leonardo Zimbres – Programador Sênior
– Thiago Weinzenmann – Level Designer e Tech Art
– Matheus Polati
– Felipe Pepe

Mullet MadJack é um jogo de ação FPS que combina elementos clássicos dos animes oldschool com um toque moderno do universo cyberpunk. Em sua última atualização, o jogo incluiu a tão pedida dublagem em português do Brasil, além do Endless Mode, proporcionando desafios intermináveis e muita adrenalina.

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Mullet MadJack é um dos melhores FPS lançados em 2024 - Adrenaline

Mullet Mad Jack é uma obra prima nacional - Save State

———————————-Dark Old Sun II: UNSPACE———————————

Game Studio: SN!Somos Nerds

Gênero: Space Shooter/Roguelike

Game Engine: Unity Engine

Equipe:

– Thiago Kadooka

Em Dark Old Sun II: UNSPACE, embarque em uma jornada épica em um universo decadente. Este roguelike exploratório traz a iminente ameaça do UNSPACE, enquanto o poderoso sol se apaga, a humanidade enfraquece. Equipe armas variadas que se tornam cada vez mais poderosas.

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———————————-Behind the Enemy Lines————————————

Game Studio: Infinity Dragon

Gênero: Space Shooter

Game Engine: Godot Engine

Equipe:

– Eduardo A. Siqueira

Considerado uma continuação do Senhor das Trevas do console Odyssey 2, o protagonista deverá seguir a procura do Senhor das Trevas para enfrentá-lo e eliminá-lo em um combate final.

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————————————–Keys and Kastles—————————————–

Game Studio: Dream Baker

Gênero: Plataforma

Game Engine: ClickTeam Fusion 2.5

Equipe:

– Rodrigo Telma – Programação, Roteiro, Cenário, Animação
– Raphaela Hiroti – Música
– Antônio Salsa – Curscenes
– Daniela Bisogni – Narração
– Max Porto – Arte CD Trilha Sonora
– Dubrasil – Localização
– Bruno Sangregorio – Direção de Voz
– Teco Chegancas – Técnica de Captação
– GAMEscola – publisher

Um jogo de plataforma simples, mas muito desafiador! Passe por diferentes fases e tente encontrar tesouros escondidos! Tenha cuidado, pois há armadilhas em cada esquina! Interessantemente, o desenvolvedor do jogo também é professor do curso de desenvolvimento de games da Gamescola.

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Keys And Kastles no Steam

Keys and Kastles by rodibr

——————————-Demonak: Hunter’s Initiation———————————

Game Studio: Fire Boss

Gênero: Ação/Plataforma

Game Engine: Construct 3

Equipe:

– Rafael Figueiredo (Produtor)
– Victor Braga (Diretor, Game Designer)

Um jogo no qual você assume o papel de Kalu, um jovem caçador de demônios em treinamento. O jogador enfrenta desafios mortais, explora cinco estágios repletos de perigos, desbloqueia feitiços elementares e equipamentos secretos, e enfrenta chefes colossais. Com gráficos pixelados monocromáticos inspirados nos clássicos dos anos 80 e 90, o jogo combina ação intensa e uma história envolvente

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Demonak: Hunter's Initiation Screenshots · SteamDB

Demonak: Hunter's Initiation Screenshots · SteamDB

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Contudo, as game engines usadas para desenvolver os jogos que foram apresentados na Retrocon foram Unity, Construct 3, Godot e GameMaker. A maior parte dessas game engines são gratuitas e ou tem versões gratuitas.