Desenvolver jogos é um processo muito divertido, no entanto extremamente arduo. Isso pois esse processo conta com diversas etapas, como, por exemplo, brainstorming, game design, criação das artes e animações, programação, dentre outras. Por isso, normalmente, os jogos são desenvolvidos em equipes. No entanto, alguns gamedevs tem a habilidade de desenvolverem todo o processo sozinhos e se aventuram, com sucesso, neste caminho. Esse é o caso do Angelo Nobre (mais conhecido como Angelo GameDev, do canal JornadaDev) e o jogo Bumballon, desenvolvido na engine Construct 3.

Bumballon, a diversão é imediata

A WarpZone fez uma entrevista com o desenvolvedor Ângelo para saber um pouco mais de sua carreira como desenvolvedor de jogos e também do seu mais novo lançamento.

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[WZ] Conte um pouco da sua história como gamedev

[Angelo] Olá pessoal me chamo Angelo. E  minha paixão por jogos começou quando eu tinha uns 7 anos. Na época meus irmãos alugavam o PlayStation 1 na locadora para ficar uns dois dias na nossa casa. Eram momentos mágicos e especiais para todos. Lembro que eu jogava muito bem Tarzan até descobrir que o meu controle estava desligado e o meu irmão controlando haha. Mesmo assim era ótimo ter aquele momento. Com o passar de alguns anos minha mãe, junto com o meu tio, nos presenteou com um Super Nintendo que vieram com 3 jogos. Um desses jogos me fez imaginar mundos e diversas aventuras. Por isso que até hoje The Legend of Zelda vive fortemente em meu coração.

The Legend of Zelda: A Link to the Past Fonte: https://www.oto-7.xyz/products.aspx?cname=a+link+to+the+past+switch

Ao pensar em tantas aventuras em minhas jogatinas bateu uma dúvida. Como que se cria um jogo? Fiquei pensando muito sobre isso até que a grande febre das Lan Houses surgiram e eu corri para pesquisar mais sobre o assunto. Nessas minhas pesquisas descobri o RPG Maker para a minha grande felicidade. Agora posso gritar para o mundo que sou um desenvolvedor de jogos hahaha.

Mesmo sem nunca ter feito nada eu falava que era desenvolvedor para todo mundo. Porque eu acreditava no que eu sonhava. E sabia que um dia eu iria realizar e confirmar minhas palavras.

Comecei participar de vários fóruns de RPG Maker como Dungeon Makers, Mundo RPG Maker e Condado Braveheart onde possuo um carinho imenso. Fiz muitos amigos que me ajudaram a me tornar um desenvolvedor. Só não listo todos aqui pq não caberia espaço nessa matéria para tantos nomes.

E assim pouco a pouco projetos foram surgindo, outros sendo cancelados até que um dia conheci o Construct 2 e logo de cara gostei pra caramba. Eu estava vivendo um momento de jogar diversos jogos de plataforma e o Construct apareceu no momento certo.

Comecei estudar e produzir bastante para game jams até me sentir mais maduro para desenvolver o meu primeiro jogo comercial. Que nasceu exatamente em uma game jam. O Bumballon.

Mire bem e controle o personagem para coletar os diamantes

Graças a Deus o projeto recebeu ótimos feedbacks e isso me motivou focar somente nele e seguir em frente. Dia 15 de dezembro de 2021 realizei o meu grande sonho.  Eu lancei o Bumballon na Steam 😀

Essa trajetória é resumida mais só tenho que agradecer a todos que acreditaram junto comigo nesse sonho. Infelizmente minha mãe não está mais aqui para eu agradecer pessoalmente pelo presente que recebi quando criança. Mais sei que ela está feliz. Obrigado a você que parou seu tempo precioso por ler um pouco da minha história.

Uma coisa que tenho a dizer a vocês é que acreditem no que estão fazendo. Tudo tem sua hora e seu momento para acontecer.

Os gráficos do game são exuberantes

[WZ] Conte um pouco sobre a história do jogo

A história do Bumballon é bem simples. O objetivo principal do nosso herói Bumballon e seu amigo Pix é resgatar a princesa Moon que foi raptada durante a cerimônia lunar. Essa cerimônia ocorre a cada 100 anos para comemorar a paz entre todos os mundos. Mais, com a invasão de “piratas” do espaço nas terras flutuantes, tudo entrou em desordem. Agora todos esperam que o herói mais fofo do reino Ballon’s e seu amigo inventor salvem a princesa  para que tudo volte como era antes.

[WZ] Como surgiu a ideia para o jogo?

Tudo surgiu num dia que eu estava sem ideias. Parece estranho não é? Realmente eu não sabia mais o que fazer e lembro que fiquei um bom tempo só olhando para o meu monitor. Sabe quando você para do nada e fica olhando um vazio?? Kkkkkkkk

Alguns minutos depois resolvi jogar Donkey Kong Country para curtir um pouco e sair do tédio de não conseguir ser produtivo naquele momento. Com quase uma hora de gameplay buscando coletar todos os bônus possíveis, um deles me atraiu. Que era de lançar o DK de um barril para o outro coletando o máximo de bananas.

Donkey Kong Country fonte: https://whaleshares.io/@ambmicheal/donkey-kong-country

Alguns dias depois eu soube de uma game jam no canal Pinguim Bipolar, e resolvi me desafiar em produzir um jogo em 7 dias. Por incrível que pareça o tema me ajudou e se encaixou na ideia da mecânica do DKC de voar entre barris. Só que isso não era o suficiente. Eu precisava mudar algo para não ficar tão igual. Foi quando eu inseri joias em movimento no cenário e a única maneira de coletar seria tentando frear o player no ar. E depois, soltando o botão de freio para voar rapidamente e coletar todas as joias no tempo certo. E assim com pequenas mudanças na mecânica surgiu o Bumballon.

Se você gosta de grande clássicos da geração 8 e 16-bit, como Donkey Kong Country, você irá amar Bumballon, disponível na Steam. Não deixe de apoiar o desenvolvimento indie brasileiro, pois muitos games de qualidade tem sido produzidos.