O presidente russo, Vladimir Putin, lançou seu plano para estabelecer um ecossistema de videojogos independente na Rússia, com o objetivo de desenvolver redes de hardware e software para consoles domésticos. Segundo informações do Insider Gaming, citando fontes governamentais russas, Putin busca criar este console para contornar as sanções e restrições de importação impostas aos dispositivos estrangeiros.

Durante uma recente reunião econômica, Putin instruiu seu governo a concentrar esforços na construção de uma infraestrutura de jogos abrangente, que incluiria hardware, software e sistemas de suporte em nuvem adaptados ao público russo. O projeto, com duração estimada de uma década, conforme relatos do Kommersant, destaca a falta de conhecimento local para concretizar uma visão tão ambiciosa.

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Essa iniciativa surge em meio a sanções econômicas e restrições à importação de consoles estrangeiros, com gigantes como Sony, Microsoft e Nintendo suspendendo vendas oficiais para a Rússia após o início da invasão na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Apesar das barreiras, vendedores locais têm buscado alternativas para importar consoles estrangeiros. No entanto, o Kremlin enxerga uma oportunidade de cultivar uma indústria de jogos nacional diante dos desafios econômicos atuais.

A diretiva de Putin inclui a produção de consoles de mesa e portáteis, além do desenvolvimento de um sistema operacional e infraestrutura em nuvem para facilitar a distribuição de jogos aos consumidores. O governo tem prazo até 15 de junho para explorar a viabilidade do projeto, com o primeiro-ministro Mikhail Mishustin encarregado de supervisionar a operação.

Embora se especule que Putin tenha confiado à empresa tecnológica russa VK a execução do projeto, há desafios significativos pela frente. Observadores do mercado apontam a falta de experiência na produção de consoles semelhantes ao PlayStation e Xbox, juntamente com a monumental tarefa de construir um ecossistema de jogos a partir do zero.

Vale ressaltar que a Rússia já teve um console próprio para chamar de seu. Em 1992, nos primeiros dias como Federação Russa e pouco tempo após o fim da União Soviética, os russos conheceram o Dendy, um clone do NES que teve o mesmo impacto entre eles que o Phantom System, Dynavision e similares tiveram entre nós, brasileiros. Anos depois, as gigantes dos games se estabeleceram na Rússia (até 2022), e os russos consumiam, até a saída das mesmas do país, praticamente os mesmos jogos que o resto do mundo.