Esta semana iniciou com novidades curiosas para os fãs de GoldenEye 007, lendário game da Rare, lançado para o Nintendo 64, em 1997. Primeiro, um vídeo vazou com, praticamente, toda a campanha principal jogável. E, depois, o próprio game foi disponibilizado, para download, em sites de compartilhamento de ROMs.
Para entender melhor a situação, temos que voltar um pouco no tempo. Durante os dias do Xbox 360, com a Microsoft já proprietária da Rare, houve um projeto para remasterizar o clássico de Nintendo 64, assim como aconteceu com Perfect Dark. Acontece que o game contava com várias empresas envolvidas em seus direitos, o que inviabilizou o projeto.
GoldenEye 007 foi desenvolvido pela Rare que, nesta época, era um estúdio vinculado à Nintendo. A Big N chegou a investir no jogo também, o que a coloca como potencial interessada em um remaster. Além disso, naqueles dias, a Activision é que possuía autorização, pela MGM, de produzir games com o personagem. Inclusive, ela usou este direito para desenvolver um remake: GoldenEye 007 Reloaded.
Com tantos problemas, o projeto foi cancelado, não fazendo parte do Rare Replay, projeto retrô do estúdio que relançou, no Xbox, diversos games de sua história. Anos mais tarde, esse retornou, pelo menos não pelas vias oficiais.
Primeiro, Graslu00, em seu Twitter, publicou o vídeo, explicando que conseguiu o game não por vazamentos ou roubos, mas sim pela PartnerNet , uma versão da Xbox Live disponível apenas para detentores dos dev kits de Xbox Box. No vídeo abaixo, é possível ver o game na íntegra, incluindo partidas multiplayer:
E, em seguida, sites de compartilhamento de ROMs começaram a compartilhar o arquivo com o game, que é um jogo em estágio beta. O game funciona no Xenia, emulador de Xbox 360 para PCs, e em um Xbox 360 modificado, que conta com a capacidade de instalação de games “por fora”, bastando baixar o arquivo pela Internet, e transferir para o console por um disco, como um pendrive.
Os relatos de quem jogou o game são bem interessantes: dizem que, no Xenia, o game roda a 4K nativo, e também oferece suporte ao ultrawide. E, mesmo levando em consideração de que a versão disponível é beta, ou seja, ainda não finalizada, é um consenso de que o game está muito bem feito. E que apenas questões envolvendo direitos autorais não permitiram tal versão ser lançada.
Assim, desde 1997, até hoje, a única maneira de se jogar GoldenEye 007 em caráter oficial, é tendo um cartucho do game e um Nintendo 64.