Se você teve um Nintendo GameCube em algum momento de sua vida, é quase certo que você tenha conferido Metroid Prime. Lançado em 2002, o game marcou o retorno de Samus Aran, que estava “fora de ação” desde 1994, com o Super Metroid para Super Nintendo.

O game, que foi amplamente elogiado na época, também marcou a estreia da aventura de Samus em três dimensões, ampliando, e muito, um dos elementos mais queridos pelos fãs do game: a exploração. Cumpriu, assim, o enorme desafio de entrar no mundo 3D sem afastar os fãs dos jogos em 2D.

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Mas, mesmo sendo um game em 3D, houve quem imaginasse como seria o game, caso a Retro Studios o lançasse em duas dimensões, seja no Super Nintendo, ou em consoles posteriores. Pensando neste “como seria se”, os amigos Matthew Griffith, Tim Hardeman, Guyame Veilleux e Andreás Söderberg decidiram eles próprios fazer esta imaginação ganhar vida.

Montaram, assim, o grupo Team SCU, para criar um demake de Metroid Prime. O projeto iniciou em 2004, com o nome de Prime 2D. O projeto ficou engavetado por muitos anos, mas retornou recentemente, com o grupo afirmando que o título, segundo eles, melhorou em qualidade, e fez com que mudassem o foco do projeto.

Antes a ideia era copiar o game original, levando os detalhes do game ao mundo 2D. Mas, com o retorno aos trabalhos, o foco estava em pegar os elementos principais do jogo, adaptando estes elementos para o mundo 2D. E, após muito tempo de desenvolvimento, o grupo resolveu celebrar os 15 anos do projeto com uma demo, que pode ser baixada gratuitamente, e jogada em praticamente qualquer computador.

Veja o vídeo com o game no estágio atual:

Prime 2D impressiona pela sua qualidade visual e técnica. Mas, atualmente, não conta com suporte a controles, podendo ser jogado apenas no teclado. E recomenda-se baixar, caso seja de seu interesse, esta demo o quanto antes, pois sabemos como a Nintendo funciona quando o assunto é games de suas propriedades intelectuais feitos por fãs.