O insucesso do Sega Saturn durante a disputa com o PS1 e o N64 tem sido um tema de debate há anos, e agora Yosuke Okunari, produtor criativo da SEGA, ofereceu sua perspectiva sobre o assunto.

Em seu novo livro, intitulado Sega Hard Senki, Okunari, conhecido por seu papel importante nos esforços recentes da empresa para celebrar sua história, aponta o controverso 32X como um dos principais culpados pelo fracasso comercial do Saturn, se não o maior. As informações são do site Time Extension.

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O 32X foi inicialmente concebido como uma maneira de prolongar a vida do Sega Genesis no mercado americano, prometendo impulsionar sua potência. No entanto, acabou sendo um fracasso comercial, levando a SEGA a encerrar seu suporte rapidamente.

“Quando ficou claro que o 32X era um fracasso, a Sega of America cancelou rapidamente o projeto e focou no lançamento do Sega Saturn na América do Norte”, revela Okunari.

O desenvolvimento do 32X foi uma empreitada dispendiosa, não apenas em termos de recursos de desenvolvimento, mas também em relação ao hardware. “A Sega dedicou uma parte significativa de seus recursos de desenvolvimento de jogos ao 32X (e uma parte considerável de seu estoque de hardware, já que o 32X compartilhava o mesmo chip que o Saturn) durante a temporada de vendas de fim de ano de 1994”, explica Okunari.

Isso significou que a SEGA não pôde concentrar totalmente seus esforços em fazer do Saturn um sucesso de 32 bits. “A empresa não conseguiu se concentrar o suficiente em sua principal aposta, o Saturn, e também falhou em proteger o Genesis na América do Norte”, argumenta Okunari.

Embora o Saturn pudesse ter sido impulsionado pelo sucesso de Virtua Fighter no Japão, o console frequentemente enfrentava escassez de estoque durante seu primeiro ano devido à falta de componentes. Além disso, a falta de outros títulos fortes impediu o Saturn de competir de igual para igual com o PlayStation. Enquanto isso, o Genesis não conseguia manter o ritmo contra o SNES como costumava fazer no passado.

Esses contratempos tiveram um impacto significativo, e a SEGA nunca mais conseguiu recuperar a liderança sobre seus concorrentes na América e na Europa.

O Saturn vendeu apenas 9,26 milhões de unidades ao longo de sua vida útil, enquanto o PS1 alcançou um impressionante total de 102,49 milhões de unidades. No entanto, o fracasso do Saturn foi comercial, não criativo, já que muitos jogos de qualidade foram lançados para o console.

Vale ressaltar que a SEGA japonesa nunca viu o 32X com bons olhos. Enquanto nos EUA a SEGA queria manter o Genesis no mercado por mais tempo, no Japão a situação era diferente, com o Saturn sendo visto como uma oportunidade para recuperar a liderança perdida pela Nintendo no final da vida útil do Super Nintendo, e ameaçada pela Sony.

Como resultado desse impasse, a Sega of America apostou no 32X, que não teve o sucesso esperado, e foi “forçada” a abandonar seu Genesis para se concentrar no novo console, que, embora não tenha sido um sucesso em vendas nos EUA, teve um desempenho um pouco melhor no Japão.