Antes de iniciar nessa maravilhosa jornada de aprender a desenvolver jogos você precisa escolher uma game engine ou motor de jogo, ou seja, um software com as bibliotecas necessárias para criação do jogo. Existem diversas engines disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens, as quais a escolha vai depender, na maior parte das vezes, do tipo e escopo do jogo a ser desenvolvido, da habilidade do programador/equipe e da plataforma de exportação.

Demise Sanctuary

Após a escolha da engine é preciso saber uma forma eficiente de estudá-la e dominá-la. Para isso, existem diversos caminhos. Um deles, é através de cursos e mentores que se dedicam a criar um conteúdo ordenado e didático para o aprendizado.

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Uma dessas ferramentas é a Godot Engine, um motor free, open-source e extremante poderoso para criação de jogos 2D e 3D. A WarpZone tem um artigo completo sobre Godot Engine bem como suas principais características. Mas, no quesito aprendizagem da ferramenta, existem alguns mentores excelentes no mercado. Um dos mentores mais bem recomendados é o desenvolvedor Clécio Espíndola, do canal Clécio Espíndola Game Dev, no YouTube. A WarpZone conversou com o Clécio para saber mais sobre a sua trajetória profissional e também para saber algumas novidades interessantes.

[WZ] Clécio, fale um pouco sobre você como profissional.

[Clécio] Oi pessoal, aqui é o Clécio e vou contar para vocês um pouco sobre mim. Sou Cristão, com 36 anos, casado e pai de duas lindas princesas, sou amante da educação e da propagação de conhecimento. Sou graduado em Design Gráfico pela USJT, com especialização em programação Web. Atualmente, sou apaixonado por códigos e como podemos transformar algumas poucas linhas em ideias incríveis. No universo gamedev estou a pouco mais de 4 anos, e a paixão por isso tem crescimento cada vez mais. Em primeiro lugar, pelo ambiente convidativo e de mútua ajuda que existe no meio, e em segundo pelo fato de ser sensacional poder criar aquilo que fez parte da infância (jogos de vídeo game). Atualmente, uso a Godot Engine, uma ferramenta de desenvolvimento de jogos sensacional e que tem ganhado espaço significativo no meio gamedev. A Godot foi um divisor de águas na minha jornada gamedev, no sentido positivo.

Cassette Beasts

[WZ] Como você conheceu a Godot e porque dessa escolha diante de tantas engines no mercado?

[Clécio] Em meados de 2016 conheci o universo de programação de jogos através da Unity, ainda compatível com o computador que tinha na época. A linguagem C# era um bicho de sete cabeças para mim, aliás Programação Orientada a Objeto (POO) de modo geral. Daí comecei a criar pequenos projetos, mas sempre “copiando” o que era feito, sem entender muito do que fazia. Passei dois anos tentando assimilar melhor a engine, quando em meados de 2017/2018, a Unity teve uma atualização que tornou impossível usá-la em meu computador. Parecia que estava tudo acabando. Foi quando através de alguns canais no YouTube eu descobri uma alternativa. Muitos gamedevs estavam comentando de uma nova ferramenta poderosa, e como eles tinham migrado da Unity para essa nova engine.

Pingo Adventure

Como o sonho de desenvolver jogos estava aceso em mim, dei uma chance, foi meu primeiro contato com a Godot, naquela época ainda na versão 2.8, e já era demais. O seu ambiente com objetos específicos para cada situação tornou a compreensão do que era POO mais clara na minha mente, a linguagem GDScript foi, para mim, muito mais convidativa do que a C# da Unity. Outro fator que foi crucial, além desses últimos dois, foi o desempenho no meu computador. A Godot rodava, e roda até hoje, em sua versão Godot 4 (no momento desse texto), perfeitamente, o que fez uma luz no fim do túnel surgir. Então passei os anos de 2018 à 2020 aprendendo, conhecendo a documentação, me envolvendo com a engine. Mas, como tudo tem seu ponto de virada, o conteúdo que eu consumia em português, e até em inglês, tinha suas limitações. Aquele conteúdo já não era mais o suficiente e eu continuei estudando e aprendendo mais e mais.

Depois o fator de pouco conteúdo em português me chamou a atenção, e graças ao apoio e incentivo da minha esposa, peça fundamental para tudo que vivo hoje em gamedev, decidi passar o que aprendi, o que na época ainda era pouco, mas já começou a fazer diferença na vida de muitas pessoas.

Quetzal

[WZ] Quais as suas futuras aspirações como GameDev?

[Clécio] Hoje, com pouco mais de dois anos e muita gente comentando o quanto eu pude ajudar e contribuir em suas jornadas gamedev, decidi ir além dos conteúdos do YouTube e publicar o meu primeiro curso com foco principalmente na programação, aquilo que, para mim, foi o obstáculo inicial e dificultava compreender o que eu estava fazendo. Por isso, mais do que apenas tutoriais, o objetivo é mostrar ao aluno e ensinar o que é a programação de jogos, como é esse ambiente e, claro, potenciá-lo com a fantástica Godot Engine.

Para aqueles que desejam se enveredar por esse maravilhoso universo de desenvolvimento de games com a Godot Engine, no canal do Clécio existem diversos tutoriais gratuitos que ensinam, de forma didática e clara, como criar diversos jogos. Mas, para quem deseja dar um passo além, fique de olho no lançamento do Curso de Desenvolvimento de Jogos com a Godot, ministrado pelo Clécio. O curso é extremamente detalhado, terá diversas atualizações sem pagar mais nada por isso, lives periódicas com o Clécio com o objetivo de tornar você um desenvolvedor de jogos. O curso está com valor promocional de lançamento, especial para os leitores da WarpZone na Hotmart. Para obter o desconto use o cupom WARPDEV. Bora aprender a criar jogos com a Godot.