Um dos símbolos máximos do futebol nos games nos anos 90, International Superstar Soccer Deluxe, como alguns imaginam até hoje, não é um game exclusivo do Super Nintendo. É verdade que o game surgiu primeiro para o console da Big N, lá em 1995. Mas com o passar dos anos, recebeu versões para outros consoles.

O Mega Drive, por exemplo, recebeu um ano depois um port do game, feito com o apoio a Factor 5, estúdio responsável pela série Turrican e, que anos depois, traria Star Wars: Rogue Squadron. A versão é semelhante ao de Super NES, com algumas limitações, comuns ao Mega Drive.

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A versão é bem interessante, pois conta com o mesmo conteúdo da versão da Nintendo. Há apenas um pequeno problema, pois é um jogo que praticamente exige um controle de seis botões, pois, por padrão, em um controle de três botões, o chute “não existe”. É também um pouco mais fácil de se fazer gol, mas quem já dominava a versão de SNES não teria tantos problemas com isso.

Já em 1997, o PlayStation receberia uma versão curiosa, lançada apenas na Europa. Curiosa pois a Konami já trabalhava com a série Winning Eleven / Goal Storm no console, oferecendo visual e gameplay superior. Mesmo assim, o console da Sony recebeu um port do jogo de Super Nintendo.

O game também é o mesmo, em sua essência, mas ganhava novidades graças ao maior poder do 32-bits. Começando pela abertura, que agora exibia imagens reais de jogos, ao invés da abertura com sprites dos 16-bits. O menu, como forma de mostrar o poder do novo sistema, era cheio de efeitos e novidades gráficas, assim como a narração, que ao invés de gritos específicos, agora contava com narração real, assim como os games que conhecemos hoje.

E, em 2001, foi a vez do Game Boy Advance ganhar a sua versão, com o nome de International Superstar Soccer Advance. Baseada no ISS Deluxe, era adaptada para o portátil, contando com novos gráficos, animações e elementos visuais. Mas a essência de gameplay era a mesma, apesar dos menus e tela de seleção de times já estarem mais próximos da série Winning Eleven, que já era consagrada nos consoles e rumava aos 128-bits.

Além dos games baseados na versão Deluxe, a série International Superstar Soccer ainda contou com games para Game Boy e Nintendo 64, onde ganhou um game em 3D logo nos primeiros dias do console. A Konami ainda usaria o nome da série em outros games, como em algumas versões ocidentais de Winning Eleven, até encerrar o seu uso em 2003, com International Superstar Soccer 3, versão ocidental de Jikkyō World Soccer 2002, que saiu para todos os consoles de 128-bits, além do PC.