Sunset Riders foi lançado para os arcades em 1991, e um port para os consoles 16-bits era o caminho natural da época. O Super Nintendo e o Mega Drive receberam suas versões, cada um com sua particularidade, mas inspirados no jogo original.

A versão de Super Nintendo, considerada a melhor, se aproximava mais dos fliperamas, mas contou com várias censuras em seu conteúdo, bancadas pela Nintendo e sua política familiar. Já a versão de Mega Drive, contou com várias questões técnicas, sendo a mais pobre em visual, som e conteúdo.

PROPAGANDA

Para corrigir esta questão, assim como foi feito em Mortal Kombat, que ganhou um port feito por fãs que corrige os muitos problemas da versão para o 16-bits da SEGA, há um projeto que busca fazer algo parecido com o Sunset Riders para o console.

Mas, diferente do port de Mega Drive, onde o game foi hackeado e melhorado, a iniciativa envolvendo o shooter de faroeste da Konami é um pouco mais ambiciosa, pois o game está sendo feito do zero. Sem nenhum elemento do Mega Drive, o game está buscando trazer o que há de mais próximo ao arcade, com as devidas limitações.

Pyron e TiagoSC, dois nomes corriqueiros no cenário de Mega Drive, estão cuidando desta adaptação, e até o momento já contam com a primeira fase jogável, em um vídeo que foi divulgado recentemente. É possível ver a diferença gritante entre o port não-oficial e a versão que foi lançada em 1992, mostrando o poder do 16-bits da SEGA, quando bem utilizado.

Esta versão de Sunset Riders, chamada de Sunset Riders Mega Drive Arcade Edition, ainda não tem uma data de lançamento confirmada. Mas, seguindo o costume deste tipo de projeto, a tendência é que o game, quando ficar pronto, seja compartilhado para funcionar em emuladores, cartuchos Everdrive ou consoles modificados, que aceitam de alguma forma ROMs de forma externa.