No final de 2017, a desenvolvedora Bitmap Bureau iniciou uma campanha de financiamento coletivo pelo Kickstarter para a produção do jogo Xeno Crisis, baseado nos shooters de arena da década de 90, como os clássicos Smash TVZombies Ate My Neighbours e Shock Troopers. Um dos grandes diferenciais da campanha estava na principal plataforma de lançamento do jogo, nada menos que nosso velho companheiro de longa data, o Mega Drive, com direito a cartucho, caixa e manual nas versões PAL, NTSC ou NTSC-J.

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Não somente este era o objetivo da campanha, mas também produzir uma versão de Xeno Crisis em CD para Dreamcast, assim como disponibilizar uma versão digital para Nintendo Switch e PC/Mac/Linux, além de, por incrível que pareça, acesso à ROM do jogo para os apoiadores que preferirem jogar em um emulador. A trilha sonora do jogo também foi acrescentada como opção em formato digital ou disco de vinil!

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A campanha foi um sucesso, atingindo a marca de 1.289 apoiadores e um total de £72.569, possibilitando a produção de todos os itens citados acima, segundo a quantia financiada por cada apoiador. Uma cópia física do jogo para Nintendo Switch chegou a ser requisitada pelos apoiadores, porém a desenvolvedora, até então, não havia afirmado se teria possibilidade para isso.

Felizmente, no dia 13 de novembro, a Bitmap Bureau finalmente confirmou por um post no Twitter que, em parceria com a publisher Strictly Limited Games, Xeno Crisis terá também uma edição física limitada para Nintendo Switch e, inclusive, PS4:

 


 
Xeno Crisis é um shooter de arena que colocará o jogador contra milhares de aliens em 6 arenas com temas diversificados e mapas gerados aleatoriamente, de forma que o jogador nunca saberá o que encontrará pela frente. O game terá suporte a 2 jogadores em modo co-op, sistema de upgrades para os personagens selecionáveis, 9 diferentes armas para melhor proveito dos pontos fracos dos inimigos e 2 modos de jogo, Arcade e Infinite, uma espécie de modo de sobrevivência.

Um fato interessante é que o artista Henk Nieborg, que já trabalhou na direção artística de LionheartAdventures Of LomaxContra 4 e Shantae, está também presente no desenvolvimento de Xeno Crisis, indicativo este de que os sprites em 16 bits estão em boas mãos. Veja abaixo o trailer do game:

Para quem não apoiou a campanha e deseja adquirir uma cópia física do jogo, pode se informar como proceder por meio da página no Kickstarter. E você, acha que o jogo faz jus aos shooters de arena do passado ?