Recentemente, de acordo com a Time Extension, a desenvolvedora do fangame ClayFighter Resculpted, a Tropical Turtles Entertainment, recebeu uma mensagem do departamento jurídico da Interplay. Nessa comunicação, a editora expressou “preocupações em relação ao uso não autorizado do nome ClayFighter e representações dos personagens pela equipe de desenvolvimento”.

Após o recebimento dessa notificação, os desenvolvedores foram forçados a cessar o uso dos personagens da clássica série de luta, pois receberam o famoso “cessar e desistir”, o C&D. Agora, em vez de parar com o game, eles estão migrando todo o trabalho já feito para um projeto 100% original.

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A equipe envolvida com o game revelou que ClayFighter Resculpted começou a ser desenvolvido em 2023, com o objetivo de trazer de volta a série de jogos de luta ClayFighter, que teve seu último lançamento em 1998 e nem chegou a ser vendido, sendo apenas uma versão disponível para aluguel na Blockbuster.

O novo jogo estava sendo criado com o mecanismo Unity e utilizava o Universal Fighting Game como base, apresentando um estilo de arte inspirado na estética de argila dos jogos originais. Desde o início do projeto, a Tropical Turtles Entertainment compartilhou algumas atualizações sobre o progresso do jogo no Twitter. Entretanto, a intervenção da Interplay encerrou o desenvolvimento do projeto baseado em ClayFighter, levando a equipe a redirecionar seus esforços para a criação de um jogo de luta completamente original.

Em uma mensagem postada no Discord (que também foi republicada no Twitter), o desenvolvedor do ClayFighter Resculpted, Windindi, informou aos fãs sobre a decisão:

“Cheguei a uma decisão importante sobre nosso futuro, pois estou cumprindo a C&D enviada pela Interplay. No entanto, após receber muitos elogios, atenção e apoio de todos vocês, decidi continuar desenvolvendo um jogo de luta original separado do conceito de fã, mas mantendo certos elementos inspirados no projeto original. Entendo se isso decepcionar alguns de vocês, mas acredito que seja a ação adequada para mim e para todos aqueles que estavam ansiosos pelo que eu tinha a oferecer. Espero que vocês ainda estejam empolgados com o que estamos criando e peço que fiquem atentos! Vai levar algum tempo, mas espero que vocês permaneçam conosco pelo que temos a oferecer. Com muito amor e gratidão.”

Mesmo sem o nome ClayFighter e sem os personagens carismáticos, o projeto está seguindo adiante como uma espécie de “sequência espiritual”, semelhante ao conceito de Mighty No. 9, que tentou resgatar o legado de Mega Man, mas com novos personagens. É importante lembrar que o interesse dos fãs em criar um game baseado nessa franquia mesmo após duas décadas sem lançamentos, mostra que ainda existe um público interessado, o que deveria ser encarado positivamente pela Interplay.