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Se tem uma coisa que não falta para o Atari e seus clones são controles. Vários modelos foram lançados e o melhor, até mesmo os de outras plataformas podem ser usados no console.
Joysticks de computadores da época e até mesmo de alguns videogames da era 16 e 32 bits são compatíveis. Sendo assim, vamos conhecer alguns destes famosos controles.
OS MAIS USADOS
Os Joysticks originais da Atari seguem o modelo com um manete e foram revolucionários para a época. O modelo permite que o jogador tenha mais agilidade nos mais diversos tipos de jogos. Mas, assim como os clones de consoles, os joysticks também têm suas cópias. Vários modelos foram surgindo e como nem sempre os controles duram muito a compra de outros para substituí-los é comum.
O console Dactar trouxe consigo modelos de boa ergonomia. Seu manche em alto relevo se ajusta à mão do jogador fazendo com que ele tenha mais conforto. O seu único problema é o plástico frágil na base do manche que logo quebrava inutilizando o controle.
Seguindo o mesmo design, os controles da Dynacon têm a vantagem de serem mais reforçados. Outro ponto a favor dessa marca era o botão que ficava centralizado na base, permitindo uma maior comodidade para destros e canhotos jogarem.
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Os controles da marca Stick imitam o modelo original da Atari, e tem uma bola que pode ser encaixada no topo do manete simulando um controle de arcade. A caixa desse controle encantava qualquer criança já que tem várias telas de jogos estampadas.
No mesmo estilo temos também os controles da Ludcel, considerados por muitos jogadores mais duros o que deixa a jogabilidade menos confortável.
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Os controles que acompanham o console Milmar Memory Game imitam os controles do Family Computer (console japonês da Nintendo). Em formato de cruz, não é um controle muito funcional para a maioria dos jogos de Atari.
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CONTROLES PARA UM SÓ JOGO
Alguns jogos de Atari precisam de controles específicos e esses são encontrados em forma de kits, na maioria das vezes eram controles para um jogo só.
Um dos que mais chamam atenção é o controle Cosmic Commander. Desenvolvido para jogar Survival Run, o joystick tem um design futurista imitando um painel de controle espacial.
A tela no próprio joystick pode ser um pouco decepcionante pois era apenas um overlay com uma lâmpada no seu fundo. Mas ao mesmo tempo dá um charme a mais ao produto.
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Já o jogo Mogul Maniac tem um Joyboard no melhor estilo Wii Fit. O jogador sobe em uma plataforma e controla inclinando o corpo em diferentes posições.
O jogo é um simulador de ski em primeira pessoa e apesar de ser uma ideia revolucionária porém, relatos dizem não ser muito eficaz.
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PADDLES
Paddles é um estilo de controle usado em vários jogos. Os principais eram Breakout e Warlords. Esse último permite que quatro pessoas jogassem simultaneamente.
Devido à quantidade de jogos e do sucesso dos mesmos, várias outras empresas lançaram esse tipo de controle. No Brasil, os mais conhecidos são os da Dynacom que usam a mesma base do joystick.
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FUTURISTAS, MAS NADA EFICAZES
Alguns controles estavam bem à frente do seu tempo prevendo, inclusive, alguns que viriam no futuro. O grande problema é que seu funcionamento não era nada preciso.
O Le Stick é o precursor do Wii Remote. O controle só conta com o manche sem a base e seus movimentos eram detectados pelo mercúrio que havia em seu interior.
Como esse elemento é líquido, ele se movimentava quando o jogador inclinava o joystick em alguma direção fazendo com que essa informação fosse enviada para o console. O grande problema é a falta de precisão.
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Já o Mindlink é uma faixa que deveria ser colocada na cabeça do jogador que iria controlar o jogo através dos movimentos da testa. Esse não chegou a sair da fase de testes já que sua ineficácia já ficou comprovada nesse momento.
Além de não obedecer bem aos comandos, o controle não era nada confortável. Os três jogos que estavam em desenvolvimento para serem usando, exclusivamente, por esse controle foram cancelados.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não resta dúvida que ter um bom controle pode garantir uma boa pontuação nas disputas de jogos. Cada jogador tem uma opinião e geralmente, as pessoas gostam dos que os acompanharam desde a infância.