Aos 82 anos, Joe Lieberman, o ex-senador democrata, cujo papel foi crucial na batalha contra a violência nos videogames nos anos 90, faleceu após complicações decorrentes de uma queda.

Lieberman é conhecido por ter sido companheiro de chapa de Al Gore na corrida presidencial dos EUA em 2000, mas seu legado mais marcante está relacionado aos videogames, particularmente sua incansável campanha contra a violência nesses jogos, especialmente após o lançamento de títulos como Mortal Kombat e Night Trap no início dos anos 90.

PROPAGANDA

Junto com seu colega democrata Herb Kohl, de Wisconsin, Lieberman confrontou os desenvolvedores de jogos sobre a crescente violência gráfica nos videogames, indo ao extremo de expressar o desejo de “bani-los constitucionalmente”.

Suas lideranças em audiências do Senado sobre videogames em 1993 e 1994 resultaram na criação do Entertainment Software Rating Board (ESRB). Em uma entrevista de 2017, Lieberman elogiou o sistema ESRB, considerando-o “o melhor” e “muito superior aos filmes”. No entanto, sua luta contra os videogames violentos continuou até os anos 2000, quando o então presidente democrata Bill Clinton e sua esposa Hillary também criticavam tais jogos.

Nos anos 90, os videogames ainda eram vistos como brinquedos voltados para crianças, o que explicaria em parte o impacto causado por jogos como Mortal Kombat em uma sociedade que estava mais familiarizada com personagens como Mario e Sonic. Isso justifica o choque “natural” que jogos violentos, em um contexto de jogos mais amigáveis, causaram em pessoas que não estavam familiarizadas com a cultura dos videogames.

Apesar de sua intenção de combater e até mesmo banir esses jogos, o senador Lieberman, mesmo sem querer, acabou contribuindo para a consolidação da indústria. A criação do ESRB e órgãos similares em outros lugares organizou a classificação etária dos jogos, permitindo o desenvolvimento de jogos até mais violentos, porém com melhor posicionamento etário.

Em última análise, Lieberman queria combater a violência nos jogos e, ao conseguir o ESRB, garantiu que os jogos fossem adequados para cada faixa etária. Isso permitiu que a indústria amadurecesse e se desenvolvesse de forma positiva, beneficiando a todos. Neste momento difícil, enviamos nossas condolências à família e amigos de Lieberman.