A franquia The King of Fighters está de volta com um novo título e dessa vez faz jus ao legado da série. O jogo parecia que ia ser apenas uma revisão do KOFXIV, mas chegou trazendo algumas novidades que vão agradar jogadores novos e das antigas.
Dessa vez a SNK escolheu manter o básico tanto no offline quanto no online, e isso deu super certo. No offline temos o modo Versus, para tirar aquele contra com os amigos, temos também o modo História, que é o bom e velho Arcade Mode e por fim temos o modo de treino, nome é auto explicativo, aqui é pra você aprender a dominar o jogo.
Jogando online temo a Partida Ranqueada, que são lutas valendo um lugar no ranking, aqui é para quem quer jogar com estratégia. Tem a Partida Casual, um bom modo pra jogar antes de ir pra ranqueada, pois as lutas não afetam sua classificação.
Temos também a Partida em Sala, em que você monta sua sala e chama os amigos pra jogar. Por fim, temos o Treino Online, pra você treinar as jogatinas junto com um amigo.
Importante lembrar que, no dia em que testamos o jogo, não conseguimos jogar nenhuma partida online, o jogo ficava procurando adversário, mas infelizmente não achava ninguém.
A série KOF sempre foi conhecida por ter um sistema de luta fluido com combos bonitos, com uso de barras de energia e outros recursos, que as vezes demanda um certo empenho para poder extrair o melhor em cada personagem.
Aqui no KOFXV tem tudo isso que os jogadores mais empenhados vão gostar, mas o game também é feito para iniciantes, eu mesmo não joguei muito o jogo anterior, mas bastou algumas partidas aqui e já estava acostumado com a jogabilidade, mesmo com aquele sistema de combo apertando apenas o botão de soco fraco, onde o personagem sempre finaliza com o especial mais forte que a barra proporciona como no KOFXIV.
No começo eu torci o nariz para esse recurso, mas jogando bastante eu consegui entender que é um recurso que não desequilibra o jogo, a pessoa que se empenha em aprender a jogar não vai perder para quem aperta os botões desesperadamente, pois o jogo tem um sistema de punição bem justo nesse sentido.
O uso da barra varia entre:
- Golpes Especiais EX – como em SF4 você usa um especial com dois botões e consome uma parte da barra de super.
- Golpes Superespeciais – Os tradicionais supers que consome uma barra.
- Golpes Superespeciais MAX – Segundo nível de Super, você pode fazer quando tiver 2 barras ou mais, ou ativando o MODO MAX.
- Golpes Superespeciais Supremos – Terceiro nível de Super, você pode fazer quando tem 3 barras ou no MODO MAX, esses golpes além de visualmente bonitos, pode fazer uma reviravolta em qualquer luta, então use suas barras de super com sabedoria.
Além disso o jogo dispõe de muitos recursos como cancelamento de golpes e muito mais, ou seja, explore tudo no modo treino, pois vale muito a pena aprender o máximo possível.
Jogar sozinho, mesmo no modo difícil, é prazeroso, pois KOFXV tem a dificuldade na medida certa, talvez apenas os chefes estejam mais fáceis do que nos antigos jogos, mas isso nem de longe é algo ruim.
KOFXV inicialmente conta com 39 personagens jogáveis, divididos em 13 times:
- Time Art of Fighting: Ryo Sakasaki, Robert Garcia e King
- Time Ash: Ash Crimson, Elizabeth Blanctorche e Kukri
- Time Fatal Fury: Terry Bogard, Andy Bograd e Joe Higashi
- Time GAW: Ramon, Antonov e King of Dinosaurs
- Time Hero: Shun’ei, Meitenkun e Benimaru Nikaido
- Time Ikari: Leona Heidern, Clark Still e Ralf Jones
- Time K’: K’, Maxima e Whip
- Time Krohnen: Krohnen, Angel e Kula Diamond
- Time Orochi: Yashiro Nanakase, Shermie e Chris
- Time Rival: Heidern, Isla e Dolores
- Time Sacred Treasures: Kyo Kusanagi, Chizuru Kagura e Iori Yagami
- Time Secret Agent: Blue Mary, Vanessa e Luong
- Time Super Heroine: Athena Asamiya, Mai Shiranui e Yuri Sakazaki
Mas, já está anunciado para breve os DLCs com o Time Garou (Rock Howard, Gato e B. Janet) e o Time South Town (Geese Howard, Billy Kane, Ryuji Yamazaki), e ainda temos os chefões Re Verse e Otoma=Raga.
Os gráficos lembram bastante o jogo anterior, mas tudo parece melhor e mais limpo na Unreal Engine, os cenários são bem legais e trazem referencias dos antigos KOF. Mesmo durante as animações dos golpes Supremos onde os personagens aparecem em closes, tudo se mantém bonito.
Quero destacar também 2 extras bem interessantes, o primeiro deles é uma animação curtinha no melhor estilo abertura de anime do diretor Masami Obari, nada mais nada menos que o diretor dos OVAs do Fatal Fury.
O segundo extra é o DJ. Station, onde você tem uma infinidade de músicas da dos jogos KOF anteriores e músicas de outros jogos da SNK, pra escutar durante as partidas, mas a maioria das músicas só abrem quando você joga com times específicos!
The King of Fighters XV é um KOF que respeita o legado da franquia, ao mesmo tempo que se torna uma ótima opção pra quem quer entrar no mundo dos jogos de luta competitivos atuais, eu diria que esse jogo, junto com Samurai Shodown (2019), é o pontapé inicial para o verdadeiro retorno da SNK aos grandes jogos.
KOFXV foi lançado em 14 de fevereiro de 2022 e está disponível para PS4, PS5, Xbox Series S|X e PC.