O Duckstation é um dos emuladores de PlayStation mais populares da atualidade. E um dos fatores de seu sucesso é o fato de que o game possui capacidade para jogatina multiplayer. Mas, como tudo que é bom pode ficar ainda melhor, seus desenvolvedores anunciaram que o emulador agora conta com rollback netcode, o que vai eliminar quase que de vez o lag dos jogos online.
De forma bem simplista, o rollback netcode, que é amplamente utilizado nos modos online de jogos de luta, é um recurso que prevê as ações dos jogadores, garantindo que as partidas possam acontecer de maneira mais fluída, como se os dois jogadores estivessem jogando na mesma sala, ao invés de estarem em locais diferentes do mundo.
O usuário HeatXD fez um pequeno vídeo, onde é possível ver o funcionamento do rollback netcode no emulador:
Hey @maximilian_ I heard that you like old ass games.
How about PSX rollback? Yes after 1,5 months working on implementing ggpo into duckstation it's here! meaning games such as: #Tekken, #BloodyRoar and Rival Schools are now available to play with 6 frames of rollback. 1/2. pic.twitter.com/NSYbrgN1mo— Heat (@heat_xd) March 13, 2023
O emulador está disponível aqui, com a versão modificada do Duckstation, já com o recurso embutido. No link também é possível encontrar instruções, em inglês, sobre como jogar no multiplayer sem maiores problemas. O que prova que, se houvesse maior interesse por parte das detentoras dos direitos de consoles e jogos, seria possível que vários projetos, incluindo games antigos ou os atuais consoles retrôs minis, poderiam ter recursos online, transformando muito a forma de se jogar tais games.