Phantasy Star, um dos grandes sucessos do Master System, apresentou uma qualidade jamais vista em um console 8 bits. Em 1988, quando o game foi lançado, o Master já estava em processo de descontinuidade, pois a SEGA já estava com os esforços voltados ao seu sucessor, o Mega Drive.

Deveriam existir mais projetos assim

Seguindo a lógica dos fatos, Phantasy Star 2 foi lançado para o console de 16 bits no ano seguinte. Mas, talvez você não saiba que o game originalmente seria lançado para o Master System e seria uma sequência direta do primeiro game.

PROPAGANDA

Até mesmo a revista japonesa Beep, em 1988, listou o game na lista de futuros lançamentos para o Master:

Tá escrito ali… Master System

Pensando nisso, o usuário xfixium do fórum SMS Power resolveu tentar fazer um demake do game, trazendo-o para a realidade dos 8 bits. De acordo com ele, o principal desafio seria o de gerenciar o desempenho do game sem perder a qualidade visual.

A magia da programação

Para as batalhas, a solução ali foi usar os sprites dos personagens em batalha apenas para as animações, apresentando contagens de dano. Ainda de acordo com o mesmo foi “bem apertado”, mas possível.

Adequações de programação/design para manter o desempenho

Por hora, foram criados apenas mock_ups para o jogo, mas as paletas já foram convertidas para as cores do Master.

Aproveite para nos dizer, nos comentários, o que você achou dessa iniciativa. E se está a fim de jogar este clássico no Master System.