A QUByte está investindo muito no seu Metroidvania, o Project Colonies: MARS 2120. Durante o BIG Festival, no Panorama Brasil, um local dedicado aos jogos brasileiros do festival, tivemos a oportunidade de jogá-lo e constatar o imenso potencial deste jogo brasileiro para se destacar no gênero.

O jogo foi apresentado na BGS 2022, quando conversamos com o estúdio, mas não estava jogável. No momento o jogo está em acesso antecipado na Steam, e o estúdio também permitiu que as pessoas conferissem a sua aventura espacial diretamente no BIG.

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Durante o evento, pudemos observar um pouco da estrutura do jogo, que apresenta labirintos semelhantes aos de Metroid Dread, mas com os corredores mais amplos, proporcionando mais espaço para a ação. No entanto, os elementos típicos do gênero, como a exploração, a busca por itens e o uso estratégico deles em diferentes pontos, estão bem presentes e bem executados.

O sistema de combate agradou. A protagonista, Charlotte, é capaz de atacar tanto de perto quanto de longe, com tiros e ataques diretos, o que proporciona uma dinâmica muito interessante ao jogo. À medida que você obtém melhorias para ambos os estilos de combate, acaba personalizando o seu próprio estilo de jogo, optando por evoluir mais o seu estilo de jogo preferido.

O visual do jogo também é competente. Sabemos que os cenários serão mais variados do que o que foi possível ver até agora. Mesmo assim, já é perceptível a qualidade dos inimigos, cenários, efeitos e iluminação, o que evidencia que a produção do jogo trabalha com cuidado nestes aspectos.

Quanto à jogabilidade, é ágil como um bom Metroidvania deve ser. Ao explorar, temos boa agilidade para percorrer os cenários, pular, subir e descer. No combate, tudo funciona muito bem, sendo que a dificuldade é determinada pelos inimigos e não pelos controles, o que é crucial nesse gênero.

A QUByte continua aprimorando o jogo e continua criando boas expectativas para quem conhece e joga. O lançamento do Project Colonies: MARS 2120 está previsto para o PC, pelo menos por enquanto, para chegar ainda neste ano.