Resident Evil 4 chegou em 2005, para GameCube, representando uma nova fase para a franquia. Seu esquema de gameplay e história, bem diferentes dos games passados, faziam um elo com os primeiros games através de Leon, herói de RE 2 e que retornava para uma missão neste game.
Após o lançamento para o console da Nintendo, o jogo foi lançado para quase todos os dispositivos possíveis, seja em forma de port ou remaster. Além disso, um remake também está agendado, previsto para 2023. Mas, obviamente, o game não foi lançado para a geração anterior, como o PlayStation, console onde a franquia se consolidou e se tornou o fenômeno que dura até hoje.
Assim, para imaginar como seria Resident Evil 4 com um “jeitão” de PlayStation 32-bits, um desenvolvedor de mods de RE, conhecido como Biohazard España, desenvolveu um demake que nos faz ter uma ideia de como seria a aventura de Leon, em cenários fixos e elementos clássicos dos tempos 32-bits, como o som de passos, tiros ou a famosa abertura de portas.
Um vídeo de dez minutos mostra a parte inicial do game, levando Leon até o vilarejo de El Pueblo, onde o protagonista confronta Bitores Méndez. Os menus também são os mesmos dos clássicos, e você pode ver o resultado abaixo:
O responsável pelo demake disse que o jogo está nos estágios iniciais de desenvolvimento, com o resultado do vídeo sendo fruto de alguns dias de trabalho. Ele quer transformar Resident Evil 4 “demake” em um jogo que possa rodar em qualquer aparelho que possa rodar games de PlayStation. Biohazard España também disse que está focado em um mod para um mod de Resident Evil 2, mas que terminado este mod, focará esforços neste demake, decidindo os caminhos que o projeto terá.