Nos confins de uma terra governada pelo dragão Zamir, ergue-se um mosteiro. Um garoto selvagem, dotado de poderes misteriosos, é encontrado pelos monges. Seu nome é Ruff Ghanor.

Treinado desde cedo pelo rigoroso Prior, Ruff se encaminha para derrotar o tirano. Ruff enfrenta as forças de Zamir e precisa liderar seu povo no combate. Contudo, antes de vencer o dragão, ele descobrirá segredos sobre si mesmo e seu mundo.

PROPAGANDA

Esta é apremissa do game Ruff Ghanor, que é baseado no livro “A Lenda de Ruff Ghanor: O Garoto-Cabra” de Leonel Caldela, ou como todo mundo deve conhecer… O jogo do Joven Nerd.

A paz durou pouco

PREMISSA

O game narra a história de um jovem destinado a ser o herói do mundo. Encontrado por um grupo de clérigos enquanto buscavam uma cabra perdida, logo foi apelidado de garoto-cabra pelo Prior, líder dos clérigos do mosteiro de São Arnaldo. Ele, ao ver a marca de uma linhagem real em suas costas, reconheceu nele o herói profetizado para o reino.

O tirano Zamir, o último dragão vermelho, espalhava terror pela região. O Prior acreditava que o garoto é a salvação para todos e, ao tornar-se jovem, permitiu que ele iniciasse seu treinamento junto aos clérigos do mosteiro. Ruff, desconhecendo seu destino, passou por um treinamento rigoroso sem saber o motivo do mesmo.

Muitos combates até o final do jogo

UM ROG LIKE DE CARTAS

O jogo mescla elementos de roguelite e RPG, centrado na mecânica de construção de baralhos. O jogador é imerso na narrativa do primeiro livro, e irá atravessar uma série de eventos divididos em três modalidades: evento narrativo, de exploração e combate.

Durante os eventos narrativos, o jogador enfrenta questionamentos dos outros personagens da história. Dependendo das escolhas feitas, pode-se ganhar novas cartas para o baralho do jogo, cada uma com efeitos positivos ou negativos.

Escolha bem nos eventos narrativos

Durante os eventos de exploração, usamos as cartas para resolver algumas situações que, em um RPG de mesa, seriam resolvidas jogando os dados. Neste momento, o jogador precisa decidir entre diferentes opções de ação, cada escolha exigindo uma certa quantidade de cartas de uma categoria específica.

Você pode avaliar as cartas antes fazer sua escolha

Os eventos de combate vão separar os homens das crianças. Aqui é onde o jogo brilha e vai testar suas habilidades e raciocínio o tempo todo. Aqui seu deck é fundamental para o combate contra os inimigos.

Caso vença a batalha, será concedido a Ruff novas cartas para seu baralho, sendo possível também editá-lo, removendo cartas indesejávies, duplicando ou mesmo aprimorando algumas, ao custo de Arcanium, a moeda do jogo, que você consegue ao concluir os eventos.

Durante a sua evolução você também terá acesso a milagres e relíquias para ajudá-lo contra as forças de Zamir.

Em algumas lutas você terá ajuda

COMBATE DE VIDA OU MORTE

Cada movimento seu nos eventos de combate tem que ser bem pensado, pois é super fácil você morrer logo no ínicio do game para um inimgo simples, como um rato ou mesmo um lobo. Mesmo os eventos narrativos ou de exploração podem acabar em um combate, que pode levar para a tela de game over, onde será necessário reniciar todo o game, desde o início.

Uma coisa que torna o jogo bem desafiador é a não capacidade de cura de Ruff entre os eventos, sendo necessário usar cartas de oração para isso durante o combate ou mesmo conseguir recuperar o HP nos eventos narrativos, e já vou avisando que não são todos os eventos que permitem isso, e ainda depende da suas escolhas no evento.

Todo o Arcanium que você gastou, e todas as cartas que você evolui ou mesmo duplicou são perdidas, e toda a sua evolução durante a partida anterior também é resetada. Antes de iniciar um novo jogo é possível fazer alguns ajustes no seu deck na Forja.

Você verá muito esta tela… Não desista

Você pode depois de algumas jogadas, aumentar o seu deck com até 5 novas cartas, que possuem além do custo de compra das mesmas, também pagar por estes cinco novos espaços a um belo custo de Arcanium, então tenha ciência que vai demorar.

O segredo aqui é você aprender com os seus erros, pois a cada novo ciclo do jogo, você começa a pensar melhor seus movimentos, além claro, de melhorar sua cartas para enfrentar os novos desafios que surgirão.

UM JOGO MUITO BOM, MAS…

Ruff Ghanor apresenta um desafio significativo. Este título vai atrair fãs do gênero roguelite, em particular aqueles que gostam de mecânicas baseadas em cartas. A diversidade de cartas no jogo é notável, motivando os jogadores a desbloquear novas cartas e a forjar outras para melhorar seu deck.

Entretanto, ao ocorrer um game over e acredite vão ocorrer muitos, talvez, ter que  dispender novamente quase 1 hora para passar pelo 1º ato pode desestimular jogadores mais causais. Acredito que poderia-se iniciar a partir do ato 2 ou 3 mesmo com algum tipo de penalidade, desde que o jogador tenha chegado ao devido ato por mérito próprio. Olhe que tenho mais de 20 horas e ainda não consegui matar o boss do 2º ato.

O game possue escolhas nos eventos narrativos, que conforme explicado, pode gerar bônus e melhorias, mas independente de certas escolhas, certas situações não mudam, provavelmente devido ao respeito do que ocorre na história do livro, dependendo das escolhas, fica um pouco estranho, mas nada que atrapalhe o desenrolar do jogo.

Não era exatamanete isso que eu imaginava que iria acontecer

Jogamos a versão de PC, mas mesmo usando mouse e teclado, ou um controle, algumas ações que eu não queria ocorreram, quando eu cliquei em uma área da tela e o jogo considerou que fosse uma confirmação de uso de carta, apesar de não ser o que eu queria.

Ruff Ghanor é um jogo quase perfeito para os fâs de rogue like com uso de cartas. Com um pouco de atenção e perseverança você conseguirá vencer o desafio, mas talvez a alta curva de dificuldade, a não facilidade de progressão e alguns momentos de erro entre a sua escolha e o que de fato ocorre, talvez afastem jogadores mais casuais.

Ruff Ghanor está disponivel para PC-Steam, Playstation 4/5, Xbox S/X.