Frogbull, o talentoso modder conhecido por trazer jogos como Metal Gear Solid, Final Fantasy VII e Crash Bandicoot para o Sega Saturn, agora trouxe também Shenmue para o console de 32 bits, como uma comemoração dos 30 anos do Saturn. Esta adaptação pode ser vista como uma forma de devolver ao Saturn uma parte da história que ele quase teve.
Inicialmente, Yu Suzuki e sua equipe da AM2 iniciaram o desenvolvimento de Shenmue no Saturn em 1996, mas logo mudaram para o Dreamcast em 1997, devido à maior capacidade do console em suportar as ambições do jogo. O que começou como um demo técnico chamado The Old Man and the Peach Tree, eventualmente se transformou em um RPG do universo Virtua Fighter, culminando na saga épica de vingança que é conhecida e amada até hoje.
A SEGA já havia mostrado Shenmue funcionando no Saturn como um bônus em Shenmue II, mas o trabalho de Frogbull supera isso. Embora não seja um jogo integral, ele inclui ambientes de arcade com emuladores de clássicos do fliperama da SEGA, tudo rodando em hardware autêntico.
Shenmue foi lançado no Dreamcast em 1999, com um custo estimado entre US$ 40 e US$ 70 milhões para a SEGA, incluindo a sequência de 2001, que mais tarde recebeu uma versão para Xbox. O jogo ganhou aclamação e muitos admiradores, mas também foi um dos vários fatores significativos na decisão da SEGA de sair do mercado de consoles, devido ao seu alto custo em um momento financeiro desfavorável para a empresa.
Apesar disso, a franquia manteve uma base de fãs leal, que viu o jogo ser remasterizado para PS4, Xbox One e PC, culminando no lançamento de Shenmue III em 2019. Desenvolvido independentemente da SEGA pela YS Net, Shenmue III foi lançado para PS4 e PC, tentando recapturar a essência dos seus predecessores.