O estúdio independente Banana Bytes está preparando um jogo no estilo shoot’em up pra lá de legal chamado Sophstar, testei a demo e curti bastante.

Cresci jogando Gradius, Twin Bee e B-Wings no Nintendinho, então eu chamo esse tipo de jogo de “navinha”, blz? Gostei bastante do que vi na demo com 2 estágios porque os gráficos me fizeram lembrar jogos de navinha nos arcades, como nos anos 80 e 90, isso me ganhou.

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HISTÓRIA DO JOGO

Soph, uma subtenente, vive no planeta Galanian desde do início de suas memórias, mas não tem nenhuma lembrança de sua infância. Ela é a pilota mais eficiente da frota aérea do exército de Galanian e acabou de ser enviada para uma missão de reconhecimento quando um planeta nunca visto antes aparece de forma repentina próximo a Galanian…

Obs: A dramatização abaixo não faz parte do jogo, mas conta detalhes do que você vai encontrar na demo, criei esse texto apenas para ilustrar o que achei do gameplay.

TELA 1: O PLANETA MISTERIOSO

Soph para o comando da frota aérea, cambio. Estou sem campo de visão ao entrar nesse planeta desconhecido, mas já adianto que avistei terra firme logo à frente, porém ainda estou sobrevoando algo que parece água.

Frota, esse planeta é muito perigoso, já estou em terra firme, mas fui recepcionada por muitas naves atirando contra mim. A artilharia deles é diversa e pesada, tenho informações para registrarem no boletim interno:

Nas colinas tive que destruir 3 sentinelas no formato de olhos, eram enormes e certamente estavam acompanhando minha presença no planeta.

As sentinelas na colina

Ao chegar na montanha fui recebida por um inimigo muito forte, além disso ele tinha braços longos que ficavam girando sem parar, confesso que não foi fácil manter ele longe de mim, escapei por pouco. Depois de uma batalha bem complicada derrubei o inimigo e vi que eu deveria seguir em frente, mas agora, pra dentro da montanha.

TELA 2: SEGREDOS SUBTERRÂNEOS

Comando, Soph aqui mais uma vez. Receio que vamos perder nossa comunicação, acabei de entrar numa área subterrânea cheia de inimigos, logo no início fui alvejada e já adianto que se mandarem mais pilotos pra cá que mandem os mais experientes.

Temo ficar sem energia, o local é muito quente, com lava no chão, por isso tive que ativar o sistema adicional de refrigeração da minha nave. Além disso, estou utilizando bastante minha sub-arma e o teleport, certamente esse local não é para qualquer um.

Comando, já não recebo resposta de vocês faz algum tempo, certamente perdemos o nosso sinal de comunicação. Quero deixar registrado aqui que persegui um estranho objeto circular e, quando encurralei ele no final da caverna, tive que derrubá-lo depois de muita dificuldade, um tipo de barreira foi utilizada como muro de proteção, mas com muito esforço, e tiros, pude vencê-lo.

O inimigo ainda é um mistério

Não sei o que me espera daqui pra frente, então, daqui em diante sigo sem comunicação, que eu tenha sorte para voltar em breve a Galanian. Cambio e desligo!

PRA QUEM É FÃ DE RETROGAME

De acordo com a Banana Bytes, Sophstar deve sair em agosto de 2021, mas é apenas uma estimativa, tudo vai depender da agenda do time inteiro que está trabalhando pra terminar as artes, músicas e efeitos sonoros.

No primeiro momento a Steam será a plataforma de lançamento e o valor do jogo será de R$19,90, mas eles consideram também lançarem para consoles como Nintendo Switch, PS4 e PS5.

Em um papo que eu tive com Rafael Lima (Programação, Game Design e Direção), sobre os desafios de se produzir um game como Sophstar e ele me disse o seguinte:

“O maior desafio é o fato da gente não ter dinheiro para o projeto. O jogo está sendo feito totalmente no tempo que cada um da equipe pôde dispor, sem ninguém (ainda) receber pelo trabalho. Sophstar é um jogo feito com muita dedicação da equipe, estamos todos acreditando muito no projeto, mas cumprir prazos é muito difícil, mesmo porque todos temos nossos trabalhos e é isso que paga as contas.

Acho que em termos de desafio de desenvolvimento uma questão chave é conseguir achar o ponto preciso da dificuldade, sem que o jogo se torne difícil demais para quem é inexperiente no gênero de shoot’em ups, nem fácil demais para quem já está acostumado com jogos do estilo. Esse é um ponto que tem sido constantemente atualizado durante o desenvolvimento do game.”

O game está ficando muito bem feito

Legal demais, né? Eu quero aproveitar e compartilhar aqui também quem faz parte do time de produção:

Rafael Lima – Programação, Game Design e Direção
Mário Santos – Direção de Arte, Pixel Arte
Luiz Felipe Erthal – Arte de Concepção, Backgrounds, Cutscenes e Divulgação
Elder Junior – Pixel Artista
Saulo Santiago – Pixel Artista
Gabriel Gomes – Música
Thiago Halleck – Música
Débora Muth – Enredo, Diálogos e Vozes
Leonardo Miranda – Líder de Testagem
João Victor Mesquita – Testes
Katharine Akyer – Tradução/Revisão dos textos e Gerente de Mídias

O jogo completo promete muito

MINHA OPINIÃO

Eu achei Sophstar muito divertido de jogar, o game traz diversas opções de dificuldades e modos de jogo, pra essas duas telas que estão disponíveis já podemos ter o gostinho do que vem por aí.

Achei os gráficos muito legais e a trilha sonora muito boa, adorei o tema que toca quando você enfrenta os chefes, uma música bem épica, grandiosa, já virei fã. Ah, preciso falar também que o a logo do game me fez lembrar de jogos como Pulstar e Blazing Star, então, é um ótimo sinal. Recomendo, baixem a demo e apoiem o projeto.