O projeto de trazer Super Mario 64 para o Game Boy Advance, liderado pelo programador Joshua Barretto, continua a avançar. Ele recentemente apresentou uma demonstração do jogo rodando diretamente no hardware original do console.
Atendendo aos constantes pedidos dos fãs para ver o jogo em ação no Game Boy Advance, Barretto publicou vídeos que demonstram como os controles, a movimentação e os ataques são implementados no sistema portátil da Nintendo.
Ele também abordou a questão sobre a possibilidade de disponibilizar o jogo para o público. Considerando que o projeto utiliza elementos que pertencem à Nintendo, e conhecendo o histórico da empresa com tais iniciativas, o jogo não será oferecido para download. No entanto, Barretto planeja liberar o código-fonte do projeto.
“Não posso disponibilizar o ROM para download… Entretanto, tanto o código quanto o modo de jogo são inteiramente originais, então, no futuro, terei o prazer de oferecer algo quase tão bom quanto: o código-fonte para que vocês possam experimentar e customizar como quiserem. Mal posso esperar para ver o que as pessoas farão com isso.”
O vídeo mais recente mostra uma série de melhorias, incluindo a divisão dos estágios, novas interações com inimigos, animações mais refinadas e outras adições. Veja como o jogo está evoluindo: