Desde 1995, quando Super Mario 64 chegou, o mundo dos games nunca mais foi o mesmo.  O jogo revolucionou a maneira de se jogar, levando de maneira única uma série consagrada em duas dimensões, para consagrá-la, novamente, em três dimensões. Mais do que isso, ditou, até hoje, os conceitos básicos de se jogar neste formato.

Agora, 25 anos depois, e com versões lançadas para Nintendo DS, Wii e Wii U (via Virtual Console) e na recente coletânea para Nintendo Switch, chegou a vez de um port para PlayStation 2. Sim, o segundo console da Sony. Você não está lendo errado e vou te explicar o que está acontecendo.

É claro que não se trata de uma versão desenvolvida nas bases da Nintendo. Tal port não aconteceria no passado, e muito menos hoje. O que acontece é que um projeto, que está em evolução e sendo apresentado no canal HardLevel, busca fazer o port do game para o PlayStation 2. Não se trata de uma emulação: o projeto pegou o código fonte do game, e está o adaptando para rodar no console da Sony. Como o port de Sonic para o Super Nintendo, que falamos recentemente.

O game, que pode ser acessado por DVD ou por homebrew, como o aplicativo OPL, está ainda em desenvolvimento, mas no vídeo abaixo, é possível ver o castelo e a fase Bob-Omb Battlefield. Entre bugs e problemas visuais, também é possível conferir uma ótima fluidez do gameplay, além de um visual ligeiramente melhor do que sua versão original. Veja o vídeo:

O projeto segue em desenvolvimento, e o canal em questão segue atualizando suas novidades. Mas diga você: o que acha deste trabalho? O game tem potencial para rodar melhor do que em seu hardware original? Você jogaria Super Mario 64 em um PlayStation 2?