Metal Gear Solid é amplamente reconhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos para o PlayStation, mas naqueles dias também foi lançado outro título de ação furtiva no mesmo console: o divertido Syphon Filter. Desenvolvido pela Eidetic, que mais tarde se tornou a Sony Bend, Syphon Filter ofereceu uma experiência bem interessante, garantindo fãs que curtem a série até hoje.

Mas Richard Ham, o principal designer do jogo, relembrou a competição com Metal Gear Solid durante uma entrevista com a Retro Gamer. Ele lembrou que a apresentação de Metal Gear Solid na E3 de 1997 impactou a equipe da Eidetic. O trailer de Metal Gear Solid foi exibido em uma tela gigante e atraiu multidões de espectadores, demonstrando um nível cinematográfico que Ham nunca visto até então.

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O trailer em questão é este aqui:

Ham reconheceu que Metal Gear Solid era um rival direto, pois ambos os jogos tinham objetivos semelhantes em termos de criar uma experiência cinematográfica. Ele admitiu que ficou “desesperado” ao ver o trailer de Metal Gear Solid na E3, pois parecia que a Konami estava fazendo tudo o que a Eidetic estava tentando fazer, mas de uma maneira melhor.

Mas no final, mesmo com Metal Gear Solid despontando como um dos games mais importantes de todos os tempos, Syphon Filter não fez feio, tanto em críticas quanto em vendas. Embora as críticas não tenham sido tão positivas quanto as de Metal Gear Solid, o jogo vendeu bem e gerou cinco sequências. Além disso, conseguiu atrair fãs da aventura de Solid Snake, que queriam jogar outros jogos baseados em espionagem e furtividade.

Syphon Filter ofereceu uma experiência diferente de Metal Gear Solid, com um pouco mais de ação e toda aquela aura de filmes de conspirações dos anos 90, mas ainda assim conseguiu encontrar seu próprio sucesso.