Metroid, com seus quase 40 anos de história, trouxe aventuras estreladas por Samus em praticamente todos os videogames da Nintendo. Menos no Nintendo 64, no qual a caçadora apareceu apenas como participação em Super Smash Bros. Muito se perguntava, naquela época, sobre as razões pelas quais Metroid não era anunciado para o console, tendo apenas Metroid Prime lançado na geração seguinte, no GameCube.
Mas como todos sabemos muito bem, a comunidade segue “fechando lacunas” abertas pela história. Assim, um desenvolvedor mexicano Luto Akino resolveu criar sua própria versão de Metroid 64, no qual o game foi pensado como um shooter em terceira pessoa, com movimentação livre, mas nos moldes de jogos como Zelda Ocarina of Time ou Banjo-Kazooie, no qual a direção livre era feita para se adequar ao analógico do N64.
Veja um pequeno pedaço do game neste vídeo publicado por Akino:
At last working in #Metroid64 I adjusted small details, and placed a test texture. There is a bug with the beams direction when Samus is flat against the wall that I need to fix #metroid #F2P #n64 #lowpoly #Nintendo64 #Zelda #unity #unity3d #madewithunity #gamedev #3dmodeling #3D pic.twitter.com/sWBYoTbove
— Luto Akino (@LutoAkino) April 26, 2022
Assim como vários games do Nintendo 64, Akino também julgou ser boa ideia usar o recurso de Lock-on para atirar. Dá pra ver também a transformação em Morph Ball, além de ver Samus atirando bombas, fazendo-a pular com as explosões, como em outros games da série.
O game está em desenvolvimento para PC e não para Nintendo 64. Akino não falou nada a respeito, mas sabe-se que o port de fãs de Zelda Ocarina of Time foi feito para PC pelo argumento de que projetos desta espécie que usam de engenharia reversa ou jogos novos que não usam de nenhuma influência de jogos existentes contam com alguma proteção jurídica que evitariam futuros processos por parte da Nintendo.