Semana passada nós noticiamos por aqui o game F-Theta para Nintendinho que está dando o que falar. Agora nós trocamos uma ideia com o desenvolvedor.
Little Sound (LS), como é conhecido o desenvolvedor de F-Theta, trabalha profissionalmente como programador de jogos no Japão, mais precisamente em uma empresa localizada em Akihabara, Tóquio. Ele respondeu algumas perguntas pra gente falando sobre os seus trabalhos.
Quais jogos para Famicom/Nintendinho você está desenvolvendo?
LS: Eu faço jogos no estilo Adventure (Novels) e corrida para Famicom, atualmente estou trabalhando em Utakata Synopsys e F-Theta, ambos quase completos, porém ainda não possuem trilha sonora, mas já estou encomendando as músicas para um profissional.
Como é possível criar efeitos tão legais em um jogo de Famicom como os apresentados em F-Theta?
LS: Eu não fiz nada especial com o hardware do console que já não fosse possível fazer na época dele, eu apenas tenho utilizado técnicas de desenvolvimento que reduzem a quantidade necessária de cálculos mantendo a velocidade de processamento. Fazer a animação neste sentido não é complicado, tenho trabalhado muito com imagens de fundo, em blocos 2×2 utilizando o Mapper 2 (256k).
É complicado desenvolver para Famicom? Quais ferramentas você utiliza?
LS: Eu não acho difícil fazer games para Famicom, pois eu gosto muito de desenvolver, só não tenho tanto tempo quanto eu gostaria. O importante é utilizar um computador com um bom desempenho, isso facilita muito. Eu uso minhas próprias ferramentas, criadas para me ajudar em conjunto com algumas outras ferramentas de mercado como VisualStudio Code, CA65 e o emulador Mesen.
Quando os seus jogos serão lançados?
LS: Pretendo lançar os dois jogos entre fevereiro e março de 2021, certamente estarão disponíveis para venda em algumas lojas no Japão e planejo enviar para alguns lugares fora do Japão também. Vou divulgar novidades em breve no meu Twitter @ls_create.
Curtiu esse papo? Então, deixe nos comentários o que você achou dos novos jogos par Famicom.