Em 1981, a Epoch lançou no mercado japonês o console Cassette Vision, que alcançou um notável feito ao vender cerca de 400.000 unidades, conquistando uma fatia impressionante de 70% do mercado. Essa conquista fez do Cassette Vision o console mais bem-sucedido no Japão até a chegada do Nintendo Famicom em 1983, dando origem a outros modelos como o Cassette Vision Jr, Super Cassette Vision e Super Lady Cassette Vision.

O Cassette Vision possuía uma modesta biblioteca de apenas 12 jogos, incluindo títulos como Galaxian (que apesar do nome, não era baseado no jogo da Namco, mas sim no Moon Cresta da Nihon Bussan), Monster Mansion (um clone de Donkey Kong), PakPak Monster (um clone de Pac-Man) e Astro Command (inspirado no Scramble da Konami).

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Contrariando a sugestão do nome, o Cassette Vision não utilizava cassetes, mas sim cartuchos, similar ao Atari 2600. Tecnicamente e visualmente inferior ao seu “concorrente” dos EUA, e seus controles eram integrados ao console, em um formato semelhante ao do Telejogo.

Devido à sua origem japonesa, à quantidade limitada de jogos disponíveis, e ao fato de seu sucessor, o Super Cassette Vision, ser mais potente e ter uma biblioteca mais extensa, o Cassette Vision permaneceu sem emulação até recentemente. O novo emulador foi desenvolvido por Neko-Daimyou NekoNeko e pode ser visto em ação em um vídeo, onde são jogados títulos como Kikori no Yosaku, Galaxian, Battle Vader, PakPak Monster, Monster Mansion e Astro Command.

Para mais informações sobre este emulador, é possível acompanhar o criador do projeto no ex-Twitter.