Quake foi remasterizado em 2021 e chegou para a nova geração de consoles, trazendo junto um tão interessante quanto remaster da versão de Nintendo 64. Mas, na verdade, o primeiro port do game para consoles foi para o SEGA Saturn, com novos níveis e visual diferente, adequado para o console 31-bits.

Assim, a comunidade (sempre ela!) se reuniu para levar a versão de Quake para o Saturn aos PCs. A versão de Quake para o 32-bits da SEGA teve de ser refeito do zero, e ganhou um visual único e exclusivo, diferente de todas as outras versões, o que inclui a original. E também conta com quatro níveis originais que nunca foram levados para outro sistema.

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Agora os fãs envolvidos estão fazendo o port usando FTEQW, engine utilizada pelos games de PC. Jaycie Erysden, a líder do projeto, contou para a PCGamesN que o game está em desenvolvimento desde setembro de 2021 e está com “enorme progresso”. Com o trabalho atual, todos os dados dos níveis podem ser “portados com sucesso”, com o uso do Blender e o FTEQW.

O port terá todos os níveis, incluindo os quatro exclusivos de Saturn, e até o easter egg Dank e Scuz, um quadrinho de Quake com voz escondida, também exclusividade do sistema. Jaycie também disse que o “port de Saturn de Quake é extremamente interessante, pois houve muita pressão para fazer o jogo a tempo”.

Ela também disse que o trabalho do game merece ser lembrado e jogado em hardware moderno, sem emulação. Diz estar fazendo o melhor para tornar o game um port direto sem cortes e sem possíveis ideias novas, querendo apresentá-lo da melhor maneira possível. Embora a versão fiável possa ser jogável na versão de PC para Quake, ela introduziu um código extra, para que o jogador possa escolher transformar o visual para algo mais próximo ao do Saturn, com tela de baixa resolução e sprites de armas originais.

O projeto ainda não tem data de lançamento, mas Jaycie diz querer entregar o jogo o quanto antes. Para jogar o game, é preciso ter uma cópia de Quake para PC. O port “remasterizado” da versão de Saturn estará disponível no Slipseer, lar dos mods de Quake. Entre outras coisas disponíveis por lá, existe uma demo do port de teste do Quake GBA, feita pelo desenvolvedor que fez o port de Doom para o Super Nintendo.